Política

Após queda de viaduto em BH, deputados querem fiscalização de obras no ES

Entre as estruturas a serem avaliadas estão a Segunda e a Terceira Ponte, a Ponte da Passagem, as pontes de Marataízes e de Linhares. O alerta veio após a queda de um viaduto em MG

A ponte Florentino Avidos, em Colatina, está entre os locais a serem vistoriados Foto: Divulgação/Prefeitura

A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Ales) solicitará ao Governo do Estado que faça uma vistoria nas obras estaduais e federais, em especial as mais antigas, para avaliar a real situação delas.

O alerta veio após a queda do Viaduto Guararapes, em Belo Horizonte, no último dia 03, e que matou duas pessoas. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revela que 77,6% das pontes e viadutos de todo o País possuem problemas.

Entre as estruturas a serem avaliadas estão a Segunda e a Terceira Ponte, a Ponte da Passagem, as pontes de Marataízes e de Linhares, além do viaduto da rodovia Carlos Lindenberg e as obras do programa Caminhos no Campo.

De acordo o presidente da Coinfra, deputado Marcelo Santos (PMDB), o pedido de fiscalização será protocolado nesta segunda-feira (14). A ideia é contar com o apoio de vários órgãos para que essa vistoria seja bem-sucedida, tais como o Corpo de Bombeiros, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo (Crea-ES).

"Alguns danos às estruturas podem acontecer ao longo dos anos, até mesmo por questões climáticas. Por isso, além da vistoria, pretendemos elaborar um projeto de lei que obrigue as prefeituras a fiscalizarem as obras que forem feitas com recursos do Estado, no mínimo, a cada dois anos", ressaltou o parlamentar.

Pontos moeda