Política

Em entrevista à TV Vitória, Neucimar Fraga defende redução da maioridade penal

Candidato ao Senado pelo PV, Neucimar, foi o primeiro entrevistado da série de entrevistas da TV Vitória. Ele defendeu a redução da maioridade penal e reforma do Código Penal

Neucimar Fraga foi o primeiro candidato a ser entrevistado Foto: Everton Nunes

Nesta segunda-feira (18) a TV Vitória deu início a série de entrevista com os cinco candidatos ao Senado. O primeiro entrevistado, que foi definido por sorteio, foi o Neucimar Fraga (PV), que defendeu a reforma do Código Penal e a redução da maioridade penal.

Neucimar disputa pela primeira vez uma vaga no senado. Ele é natural de Itanhém, na Bahia, e mudou-se para Vila Velha aos 10 anos de idade. No ano 2000 foi eleito vereador. Dois anos depois concorreu e venceu o pleito para deputado federal. Em 2006, reelegeu-se e em 2008 Neucimar concorreu ao cargo de prefeito de Vila Velha, vencendo no segundo turno com 52% dos votos. Já em 2012, tentou a reeleição, mas foi derrotado. Este ano entrou na disputa pela chapa de reeleição do governador Renato Casagrande (PSB) após a desistência do delegado Fabiano Contarato para a vaga.

Confira na íntegra a entrevista:

 TV Vitória: O senhor entrou na disputa eleitoral como candidato a deputado federal. De repente caiu no colo uma vaga na disputa para senador. O que muda na proposta do senhor para o eleitor?

Neucimar Fraga: O senado tem um papel diferente. O senador faz a defesa do Estado, o deputado federal faz a defesa povo brasileiro. E é no Senado que temos que fazer a diferença em favor do Estado do Espírito Santo. É no Senado que o Espírito Santo é do tamanho de São Paulo. São Paulo tem três senadores e o Espírito Santo tem três. Então, o Espírito Santo precisa de um senador preparado, trabalhador, articulado, que conheça o Estado, que esteja sintonizado com os problemas da população. Temos que fazer a defesa do Estado com muita veemência. O Espírito Santo é o oitavo Estado a produzir riquezas para o Brasil, mas na hora de receber os repasses do Governo Federal, nós somos o 23º do Brasil. Nós não podemos aceitar essa situação e é por isso que eu quero ser senador, para fazer a defesa do Estado do Espírito Santo lá no Senado.

TV Vitória: Como fazer com que o eleitor consiga acreditar nas  proposta do senhor. Conquistar votos no interior vai ser fácil?

NF: Não é fácil para ninguém, mas tenho trajetória de luta no Espírito Santo. Fui vereador, fui deputado federal por dois mandatos, tive uma participação importante nas grandes conquistas do Estado nos últimos anos. Por exemplo, nós trabalhamos no fortalecimento do ensino técnico e com a atuação nossa na Câmara Federal conseguimos aprovar uma lei que proibia a construção de escolas técnicas no País de 95 a 2005. E, com esse empenho, conseguimos trazer para o Espírito Santo 12 novas escolas técnicas: Nova Venécia, Aracruz, Linhares, São Mateus, Piúma, Guarapari, Ibatiba, Venda Nova, Vila Velha e Cariacica. Conseguimos trabalhar a interiorização do ensino superior, levando a Ufes para São Mateus, levando o Pólo Universitário para o Sul do Estado, lá em Alegre. Trabalhamos para concluir obras inacabadas, como a ponte de Colatina e o Contorno de Colatina. O contorno de Cachoeiro era uma obra de mais de 20 anos parada. As ruas laterais de Linhares, as ruas laterais de São Mateus. O trecho que liga Afonso Cláudio a Serra Pelada. Então, nós temos um trabalho prestado ao povo capixaba e ao povo brasileiro como deputado federal. E vamos continuar trabalhando, continuar trabalhando pra fazer a defesa do Estado do Espírito Santo com outras propostas e outros desafios, agora como senador do Estado.

TV Vitória: O senhor já declarou que é contra a redução da maioridade penal e que o Código Penal precisa de mudanças. Se for eleito, de que forma o senhor vai contribuir com essas demandas no Senado?

NF: Olha, pelo contrário. Eu amadureci a ideia como membro da Comissão de Segurança da Câmara. Defendo a redução da maioridade penal, sim, como uma das ações pra reduzir a violência no País. Mas defendo também uma reforma profunda no nosso Código Penal, defendo primeiro emprego do jovem brasileiro, a qualificação profissional, tanto que eu lutei tanto pela volta do ensino técnico no Brasil e vou continuar defendendo, no Congresso Nacional, leis mais duras contra os crimes no País. Vou defender que quadrilhas que utilizam o menor no crime sejam punidas com forma mais veemente por parte da nossa Legislação. Ou seja, vou defender redução da maioridade penal, vou defender uma reforma profunda no Código Penal, vou defender leis mais duras contra os crimes no País, porque a  população capixaba e a população brasileira já não suportam tanta violência e tanta impunidade causada pela frouxidão das nossas leis, leis que já foram aprovadas no Congresso Nacional.

TV Vitória: O senhor é do PV, o Partido Verde, que prima pela pauta ambiental. O que o senhor pretende fazer nesse sentido caso seja eleito?

NF: O Partido Verde é um partido que defende o crescimento e o desenvolvimento de forma responsável, ou seja, um desenvolvimento sustentável. Defendemos um projeto de mobilidade urbana, ciclovias. Eu quando fui prefeito de Vila Velha construímos mais de 30 km de ciclovia na cidade. Nós criamos leis importantes, como o Código Ambiental do município de Vila Velha. E, como senador da República, vamos defender o crescimento do Estado, vamos defender a inserção do Espírito Santo nos grandes projetos nacionais, desenvolvimento com responsabilidade social e também com responsabilidade ambiental.

 

Baixe o aplicativo Eleições 2014 Rede Vitória

Já está disponível para download o aplicativo gratuito Eleições 2014 Rede Vitória. Usuários de Iphone e de smartphones com sistema Android já podem baixá-lo através da App Store ou da Google Play

Após baixar o app, você receberá notificações sobre as próximas datas dos debates e sabatinas realizados pela Rede Vitória e transmitidos em tempo real no seu celular. Assim como nas redes sociais, o app incorpora a ferramenta "gostei" e "não gostei" permitindo que o eleitor curta ou não os comentários e propostas dos candidatos durante a transmissão. 

Além do aplicativo, o Folha Vitória lançou hotsite especial sobre as Eleições 2014Os dois novos produtos jornalísticos foram desenvolvidos para o capixaba acompanhar e interagir com o conteúdo produzido em todas as plataformas da Rede Vitória – rádio, TV e jornal online – sobre as Eleições 2014. A página traz as principais notícias e pesquisas sobre o cenário eleitoral capixaba e nacional, além de todo o conteúdo especial, em áudio e vídeo, das entrevistas, sabatinas e debates realizados pelo Jornal On Line Folha Vitória, TV Vitória/Record e Rádio Vitória.

Antes de decidir o seu voto, você pode conferir ainda através do hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado. Afinal, quanto mais o eleitor conhece sobre os postulantes, menores são as chances de se decepcionar após o voto. 

Assim como em todos os demais pleitos, no dia da eleição, o eleitor capixaba também poderá acompanhar, em tempo real pelo hotsite, a apuração voto-a-voto das urnas eletrônicas. 

Calendário das sabatinas e debate na Rádio Vitória e TV Vitória

As sabatinas da Rádio Vitória/Folha Vitória com os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado começam no dia 26 de agosto e você acompanha tudo através do hotsite e do aplicativo gratuito. Já o grande debate da TV Vitória com os candidatos ao Palácio Anchieta será no dia 26 de setembro, às 22h30. Confira as datas: 

Sabatina candidatos ao Governo do Estado
 
26/08 - Paulo Hartung - PMDB
02/09 - Camila Valadão - PSOL
09/09 - Mauro Ribeiro - PCB
16/09 - Renato Casagrande - PSB
23/09 - Roberto Carlos – PT
 
Sabatina candidatos ao Senado Federal
 
28/08 – Raphael Furtado - PSTU
04/09 – João Coser - PT
11/09 – Rose de Freitas - PMDB
18/09 – André Moreira - PSOL
25/09 – Neucimar Fraga - PV

Pontos moeda