Política

Votação no Espírito Santo tem 86 urnas substituídas por problemas técnicos

Os problemas com as urnas, porém, não prejudicaram a votação em nenhum colégio eleitoral, já que foram substituídas imediatamente; Na GV, todos os municípios registraram problema

Foto: Agência Brasil

O número de urnas eletrônicas que apresentaram problemas e precisaram ser substituídas chegou a 86 no Espírito Santo. O levantamento foi divulgado após o encerramento da votação, às 17 horas deste domingo (05), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).

Os problemas com as urnas, porém, não prejudicaram a votação em nenhum colégio eleitoral, já que foram substituídas imediatamente.

A maioria das urnas que deram problema foram nos municípios do Norte do Espírito Santo, como Águia Branca, Baixo Guandu, Boa Esperança, Colatina, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Marilândia, Rio Bananal, Sooretama e São Mateus. Na região Sul do Estado, houve registros de problema em urnas de Alegre, Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Marataízes e Jerônimo Monteiro. Já na Grande Vitória, todos os municípios registraram urnas com problemas.

Cerca de 2.653.536 eleitores capixabas foram às urnas neste domingo votar para escolher o presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais. No Espírito Santo, foram utilizadas 7.950 urnas eletrônicas. Em caso de problemas com o equipamento, cerca de 1,4 mil ficaram à disposição dos colégios eleitorais para substituição imediata, segundo o TRE-ES.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) coordena um esquema especial nas eleições. São 6,5 mil policiais militares nas ruas. Os juízes das 58 zonas eleitorais também estão de plantão.

Número de urnas com problemas no ES:

>> Águia Branca: 1
>> Alegre: 11
>> Boa Esperança: 2
>> Baixo Guandu: 1 
>> Cachoeiro de Itapemirim: 6
>> Cariacica: 5
>> Castelo: 3
>> Colatina: 2
>> Conceição do Castelo: 1
>> Dores do Rio Preto: 1
>> Guarapari: 1
>> Ibiraçu: 15
>> Iconha: 1
>> Itapemirim: 2
>> Jaguaré: 1
>> Jerônimo Monteiro: 2
>> João Neiva: 1
>> Marataízes: 1
>> Marilândia: 1
>> Rio Bananal: 1
>> Santa Maria de Jetibá: 2
>> São Mateus: 1
>> Serra: 11 
>> Sooretama: 1
>> Viana: 4 
>> Vila Velha: 2
>> Vitória: 6

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES)

Jaguaré com cédulas de papel

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que apenas duas seções substituíram as urnas eletrônicas por votação manual, com cédulas de papel: uma no município de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, e outra em Jaguaré, no Norte do Espírito Santo.

O ministro Toffoli minimizou os problemas de demora na votação com o sistema biométrico. Segundo ele, os casos reportados até o momento são “residuais” e comuns. “Isso faz parte de um processo de aprendizagem dos eleitores, mas com certeza até as 17h todos terão votado com tranquilidade. Pode até haver uma formação maior de filas em uma ou outra seção, mas são casos isolados”, ressaltou. Segundo o TSE, até agora não houve problemas na votação em trânsito que está sendo feita em 89 países.

Em relação aos registros de fotos de eleitores no momento da votação (os chamados selfies), Toffoli disse que o que mais preocupa o TSE “não é a vaidade dos cidadãos”, mas sim a situação em que a pessoa é coagida para votar em algum candidato, usando deste artifício para comprovar o voto, o que muitas vezes pode ocorrer em troca de algum benefício.“Selfie é muito mais a vaidade humana do que qualquer outra coisa. Mas vamos avaliar e ver maneiras de se fazer um melhor controle”, disse ele.

Pontos moeda