Política

Crise hídrica: governador recebe representantes do setor produtivo e pede sensibilidade

Governador recebeu representantes do Fórum das Entidades e Federações (FEF) que é formado pelas Federações da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), do Comércio de Bens e Serviços

Encontro aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória Foto: Divulgação

Detalhar a crise hídrica e sensibilizar o seguimento produtivo sobre a necessidade de economizar e encontrar novas alternativas de reuso de água. Foi com esse objetivo que o governador Paulo Hartung recebeu na manhã desta quinta-feira (29) representantes do Fórum das Entidades e Federações (FEF) que é formado pelas Federações da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio), das Indústrias (Findes), e dos Transportes (Fetransportes) e o Movimento Empresarial ES Em Ação. O encontro foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.

"Podemos passar um 2015 de problemas no sistema hídrico. Estamos estudando todas as possibilidades para produção de água para consumo da população. Precisamos da ajuda de todos. O pouco de cada um ao final é uma grade contribuição.  Temos gordura para queimar. Podemos avançar e muito na economia de água em nosso Estado e precisamos da ajuda de vocês para conscientizarem as empresas, indústrias, comércios e produtores rurais", destacou o governador.

O governador ressaltou ainda que o Governo está disposto a fazer a parte que lhe cabe nessa ação. “Vou repetir o que disse na reunião de mobilização de ontem: o nosso governo está disposto a fazer a parte que lhe cabe nessa ação. Todos nós temos limitações para agir, mas todos nós podemos redobrar a nossa disposição. A minha palavra aqui é uma palavra direta: precisamos mobilizar o Espírito Santo por essa boa causa”, disse.

O coordenador do FEF, Luiz Wagner Chieppe, reconhece que o tema deve ser tratado como prioridade. "Vamos colocar em nossa pauta a política de recursos hídricos em médio e longo prazo. É essencial esse assunto estar em nosso radar e na pauta permanente do Fórum das Entidades e Federações", disse.

"Parabenizamos o governador por colocar o problema de baixo do braço e assumir a responsabilidade. Na Federação, vamos fazer uma campanha educativa através do Sistema Sesi/Senai e discutir internamente formas de comunicar e interagir com nossas indústrias sobre iniciativas básicas e inovadoras para economia de água", comentou o presidente da Findes, Marcos Guerra, durante a reunião.

Pontos moeda