Política

Deputados estaduais tomam posse na Assembleia Legislativa

Ao todo, 12 assumem o mandato de deputado estadual pela primeira vez. Durante o evento, 13 dos 16 novos deputados receberam a Comenda Domingos Martins durante o ato de posse

A sessão solene foi realizada na manhã deste domingo (01) Foto: Divulgação/Assembleia

Os 30 deputados estaduais eleitos foram empossados, na manhã deste domingo (01), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).  Ao todo, 12 assumem o mandato de deputado estadual pela primeira vez, dentre eles estão Amaro Neto (PPS), que foi o candidato mais votado em 2014, com 55.408 votos, e Sérgio Majeski (PSDB), que obteve 12.007 votos, o menor número entre os eleitos.

A sessão foi aberta pelo deputado Theodorico Ferraço (DEM). O deputado Gildevan Fernandes (PV) discursou em nome dos parlamentares. Gildevan cumprimentou o governador Paulo Hartung (PMDB), e comentou as medidas adotadas pelo peemedebista para contenção de despesas. 

“Parabenizo o governador pelos seus 31 dias mandato. Ele que tem um grande desafio. O governo já não tem suas finanças organizadas, e por isso a importância da adoção de medidas, algumas vezes, consideradas antipáticas, para que o Espírito Santo volte a ser o que desejamos e queremos”, afirmou.

Hartung, que discursou em seguida, também falou sobre a situação econômica do Estado, e a participação da Assembleia para a aprovação de nova peça orçamentária.

“Me elegi debatendo a desorganização que vinha ocorrendo no Estado. Recorri já à esta Casa, para que novas despesas não fossem realizadas. Pedi que esta Casa não deliberasse sobre o orçamento. Quando trabalhamos com um orçamento de ficção em nossa casa, ou na vida pública, os resultados são conhecidos. Quero agradecer a todos os deputados que me ajudaram na construção de um orçamento compatível com a realidade do Espírito Santo”, frisou.

O peemedebista também falou sobre as prioridades do novo governo destacando a retomada dos investimentos com recursos próprios, mudanças na educação pública, além de medidas no combate à seca. 

Durante o evento, 13 dos 16 novos deputados receberam a Comenda Domingos Martins durante o ato de posse. Guerino Zanon (PMDB), Rafael Favatto (PEN) e Cacau Lorenzoni (PP) já foram agraciados com a honraria e, por isso, não a receberam, assim como todos os deputados reeleitos. Isso porque, de acordo a Resolução 2.147/2003, a Ordem do Mérito Domingos Martins deve ser concedida no grau “comendador’ aos deputados estaduais no ato da posse. Apesar de estar em seu quarto mandato, o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) também recebeu a Comenda, já que a resolução, que estende a honraria aos deputados, é posterior ao seu último mandato.

A Comenda Domingos Martins, instituída pela Resolução 1.390, de 10 de outubro de 1984, é concedida a pessoas e instituições que tenham se destacado por “seu saber, cultura e por serviços de excepcional relevância prestados à comunidade espírito-santense”. A outorga da comenda se faz a critério da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e acontece em cinco diferentes graus: I – grã-cruz; II – grande oficial; III – comendador; IV– oficial; V – cavaleiro. Os deputados homenageados recebem o grau de comendador.

Ex-governador rebate críticas

Por telefone, o ex-governador Renato Casagrande (PSB) rebateu as críticas por Hartung, e disse que o atual governador estaria tentando rebaixar sua gestão. "Medidas como as demissões em massa, paralisações de obras e suspensão da licitação dos professores servem para tentar diminuir o meu governo, e traz problemas à população", afirmou Casagrande.

Perfis dos eleitos 

Almir Vieira (PRP)
Natural de Anchieta, Almir Vieira teve 14.020 votos. É auditor fiscal da Prefeitura de Cariacica e tem 58 anos. É presidente do Conselho Executivo do Hospital da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (AFPES). 

Amaro Neto (PPS)
Foi o candidato mais bem votado para o cargo, conquistando 55.408 votos. Este será o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Amaro Rocha Nascimento Neto nasceu em Vitória, em 1976. É jornalista, narrador esportivo, redator e apresentador de TV. Trabalhou em empresas de comunicação no Espírito Santo e fora do Estado. 

Bruno Lamas (PSB)
Recebeu 19.809 votos nas eleições de outubro passado. Bruno Lamas Silva nasceu em 1977, em Vitória. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Pública, é empresário. Foi eleito vereador pelo município serrano pela primeira vez em 2000, tornando a conquistar uma cadeira na Câmara Municipal em 2008 e 2012.

Cacau Lorenzoni (PP)
Após receber 16.892 votos, Cacau Lorenzoni retorna à Assembleia Legislativa, assumindo o mandato pela terceira vez. Anteriormente havia conquistado uma vaga no Legislativo estadual nas eleições de 2006. Nas eleições de 2010, ficou na segunda suplência, assumindo a vaga após o colega de partido, Nilton Baiano, perder a vaga em 2012 por decisão judicial. Porém, no final de 2013, Baiano recuperou o mandato. Cacau Lorenzoni nasceu em 1961, em Domingos Martins.  

Da Vitória (PDT)
Com 40.090 votos, Josias Mario da Vitória, o Da Vitória (PDT), vai para o seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa. Nascido em 1971, no distrito de São Sebastião, em Colatina, ingressou na Polícia Militar do Espírito Santo em outubro de 1990, tendo atuado como soldado e cabo. Em 2006, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez, passou a integrar o quadro de policiais da reserva. Conquistou o segundo mandato para a Casa em 2010. Termina a 17ª Legislatura como presidente da Comissão de Educação. 

Dary Pagung (PRP)
Vai para seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa após obter 14.327 votos. Natural de Baixo Guandu, Dary Alves Pagung nasceu em 1969. É formado em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc). Seu primeiro mandato eletivo foi o cargo de vereador em Baixo Guandu, em 1996. Em 2004 foi novamente eleito, quando alcançou o posto de presidente da Câmara Municipal. Em 2008, assumiu o cadeira na Assembleia após a renúncia de Elion Vargas. Na eleição de 2010, conquistou seu segundo mandato no Parlamento capixaba, Na 17ª legislatura, preside a Comissão de Finanças. 

Doutor Hércules (PMDB)
Obteve 43.795 votos e conseguiu seu terceiro mandato seguido para a Assembleia Legislativa. Nascido em 1939, em Cachoeiro de Itapemirim, o advogado e médico ginecologista Hércules Silveira foi eleito para Câmara Municipal por cinco mandatos consecutivos (1988-1992-1996-2000-2004). Em dois deles ocupou o cargo de presidente da Câmara de Vereadores. Em 2006 foi eleito deputado estadual pela primeira vez, sendo reeleito em 2010. Na 17ª Legislatura, é presidente da Comissão de Saúde. 

Edson Magalhães (DEM)
Conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa após receber 24.974 votos. O ex-prefeito de Guarapari exercerá o seu primeiro mandato como deputado estadual. Nasceu em 1957, em Alegre. É administrador de Empresas e já ocupou cargos no Legislativo estadual. Era vice-prefeito e, após o afastamento do então prefeito Antonico Gotardo, assumiu o comando em 12 de setembro de 2006, ficando até o dia 5 de junho de 2008. 

Eliana Dadalto (PTC) 
Foi eleita deputada estadual pela primeira vez após receber 12.345 votos. Maria Eliana Dadalto Melo nasceu em 10 de dezembro de 1959, em Rio Bananal. Já ocupou o cargo de secretária de Assistência Social de Linhares (2005-2008) e, quando foi eleita em outubro, era vice-prefeita de Linhares. 

Enivaldo dos Anjos (PSD)
Retorna à Assembleia Legislativa após receber 18.625 votos. Este será seu quarto mandato na Casa - antes havia sido eleito nos pleitos de 1986, 1994 e 1998. Nasceu em 1950, em Barra de São Francisco. É formado em Direito pela Faculdade de Direito de Colatina. Atuou como escrivão, radialista e correspondente de jornais do Estado e de Minas Gerais. Venceu a disputa pela Prefeitura de Barra de São Francisco em 1988. Ocupou cargos no Legislativo e Executivo estadual, tendo sido secretário de Estado do Interior (1992 a 1994). Em setembro de 2000, tornou-se conselheiro do Tribunal de Contas do Estadual (TCES), no qual ficou até 2010.

Erick Musso (PP)
Foi eleito deputado estadual com 14.638 votos. Eleito vereador por Aracruz em 2012, era presidente da Câmara Municipal quando foi eleito. Nasceu em 1987, em Vitória. É neto de Heraldo Barbosa Musso, que foi deputado estadual por três mandatos e prefeito de Aracruz por duas vezes. Trabalhou na Assembleia Legislativa por três anos com o ex-deputado estadual e atual prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho.

Euclério Sampaio (PDT)
Assume o seu quarto mandato seguido após obter 23.033 votos. Nascido em Jardim América, Cariacica, em 1964, Euclério de Azevedo Sampaio Junior é formado em Direito e aposentado da Polícia Civil. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2002 e reeleito em 2006. No pleito de 2010, ficou como suplente, mas, com a eleição de Marcelo Coelho para a Prefeitura de Aracruz, assumiu novamente uma cadeira na Casa. 

Freitas (PSB)
Após receber 33.945 votos, Freitas também é veterano na Casa. Eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006, foi reeleito em 2010 e, na 17ª Legislatura, que se encerra, foi líder do PSB na Casa. José Eustáquio de Freitas nasceu em 1967, em Conselheiro Pena, Minas Gerais. Fez os cursos de nível médio de Contabilidade, Processamento de Dados e Técnico de Farmácia. Hoje, é empresário e proprietário do setor farmacêutico na Região Norte do Estado. 

Gildevan Fernandes (PV)
Com 18.763 votos, Gildevan Fernandes (PV) retorna à Assembleia Legislativa para o seu segundo mandato. O parlamentar havia conquistado seu primeiro mandato na Casa no pleito de 2010. Na 17ª Legislatura, foi presidente da Comissão de Meio Ambiente.  Nasceu em Pinheiros, em 1967. Foi prefeito daquele município por dois mandatos (entre 2001 e 2008) e diretor de Transportes do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES). 

Gilsinho Lopes (PR)
Após receber 25.749 votos, Gilsinho Lopes (PR) vai para o seu terceiro mandato no Legislativo Estadual. Antes, havia sido eleito nos pleitos de 1998 e 2010. Na Assembleia Legislativa, é presidente da Comissão de Segurança. Nascido em 1956, em Vitória, Gilson dos Santos Lopes Filho é formado em Ciências Contábeis e Direito. É delegado da Polícia Civil, mas está licenciado da Superintendência de Polícia Prisional e da Coordenação das regiões integradas norte e sul.

Guerino Zanon (PMDB)
Volta à Assembleia Legislativa após receber 38.643 votos. Ele havia sido eleito deputado estadual em 2006 e presidiu a Casa no biênio 2007-2008. Nasceu em 1956, em Linhares. É formado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi secretário municipal de Planejamento em Linhares (1993-96) e secretário estadual de Esportes e Lazer (2005-2006). Foi por três vezes prefeito de Linhares (2000, 2004 e 2008).

Hudson Leal (PRP)
Com 22.180 votos, Hudson Leal exercerá o seu primeiro mandato como deputado estadual. Formado em Medicina, tem 49 anos. Em 1992, participou da fundação da Cooperativa de Anestesiologistas do Espírito Santo (Coopanest-ES). Foi diretor do Conselho Regional de Medicina (CRM) por 10 anos e lançou o Instituto Brasileiro de Anestesiologia (Ibran). Esteve sempre envolvido em políticas de saúde. 

Janete de Sá (PMN)
Foi reeleita para o seu quarto mandato na Assembleia Legislativa com 21.999 votos. Nascida em 1956, Janete Santos de Sá é formada em Enfermagem pela Ufes. Foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado. Em 2002, foi eleita deputada estadual pela primeira vez, tendo sido reeleita em 2006 com 21.077 votos. Em 2010 recebeu 17.014 votos, ficando como primeira suplente da coligação. Assumiu o mandato em 2013, com a eleição de Luciano Pereira (DEM) para a Prefeitura de Barra de São Francisco. Na 17ª Legislatura, presidiu a Comissão de Políticas sobre Drogas. 

José Carlos Nunes (PT)
Foi eleito deputado estadual pela primeira vez com uma votação de 26.740 votos. Este é o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. José Carlos Nunes Da Silva nasceu em 5 de julho de 1961, em Vila Velha. É comerciário e foi presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) por três mandatos. 

Luzia Toledo (PMDB)
Foi reeleita para o seu quarto mandato consecutivo com 24.375 votos. Natural de Mimoso do Sul, nasceu em 1942. É bacharel em Direito formada pela Ufes. Exerceu a advocacia por 18 anos na Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Em 2002, Luzia Toledo disputou uma vaga na Assembleia Legislativa, mas ficou como primeira suplente, assumindo o cargo dois anos depois com a eleição de Gilson Amaro para a Prefeitura de Santa Teresa. Em 2006, foi eleita para um segundo mandato e novamente em 2010.

Marcelo Santos (PMDB)
Com 28.234 votos, vai para o seu quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa. Alexandre Marcelo Coutinho Santos nasceu em Cariacica, em 1970. É formado em Administração e pós-graduado em Direito Político. Já ocupou os cargos de diretor de Esportes da Prefeitura de Cariacica e atuou em outros na Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Foi eleito vereador pelo município de Cariacica em 1996. Em 2002, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, sendo reeleito em 2006 e 2010. Na 17ª Legislatura, foi presidente da Comissão de Infraestrutura da Casa. 

Marcos Bruno (PRTB)
Professor Marcos Bruno foi eleito deputado estadual após receber 13.776 votos. Este é o primeiro mandato na Assembleia Legislativa do vereador de Cariacica, que foi eleito em 2012 e ocupou a presidência da Câmara Municipal. Nasceu em 1981, em Vitória. É graduado em Geografia pela Ufes e, durante 12 anos, lecionou no projeto “Universidade para Todos”. 

Marcos Mansur (PSDB)
Pastor Marcos Mansur foi reeleito para a Assembleia Legislativa com 13.568 votos. Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, em 1962, Marcos Antônio Mansor é graduado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Teologia pelo Sebemge (MG). Foi eleito vereador pelo município de Cachoeiro de Itapemirim (ES) em 2008 e reeleito em 2012. Renunciou ao mandato para assumir o cargo de deputado estadual após a eleição de Luciano Rezende (PPS) para a Prefeitura de Vitória, em 2012. 

Padre Honorio (PT)
Padre Honório é eleito deputado estadual após receber 29.991 votos. Honório José de Siqueira nasceu em 1957 e atua numa paróquia de Nova Venécia. Padre diocesano, atua em projetos da igreja ligados à saúde, à educação e aos movimentos sociais. Também em projetos sociais da Igreja Católica desde jovem, quando foi ordenado frade na Ordem Menor dos Frades Capuchinhos. 

Rafael Favatto (PEN)
Dr. Rafael Favatto foi eleito deputado estadual após receber 23.383 votos. O atual vice-prefeito de Vila Velha conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa pela segunda vez. Rafael Favatto Garcia nasceu em Vila Velha, em 1975. É médico ginecologista e obstetra formado pela Escola de Medicina da Santa Casa Misericórdia de Vitória (Emescam). Seu primeiro cargo eletivo foi o de vereador por Vila Velha, em 2004. Em 2006, foi eleito deputado estadual.

Raquel Lessa (SDD)
Foi eleita para a Assembleia Legislativa, com 16.160 votos. Este é o seu primeiro mandato como deputada estadual. Raquel Ferreira Mageste Lessa nasceu em Pancas, em 1962. Foi eleita prefeita de São Gabriel da Palha por dois mandatos: 2004 e 2008. Também foi subsecretária de Estado de Desenvolvimento Urbano e diretora do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (Idurb). 

Rodrigo Coelho (PT)
Foi reeleito deputado estadual com 23.201 votos. Rodrigo Coelho do Carmo nasceu em 1976, em Bom Jesus do Norte. É bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Padre Humberto, de Itaperuna (RJ) e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Gama Filho. Em 2011, assumiu a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos. Em 2010, candidatou-se a deputado estadual, ficando como primeiro suplente e assumindo o cargo em fevereiro de 2013 com a saída de Rodrigo Chamoun (PSB), que foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Na 17ª Legislatura, propôs e presidiu a Comissão de Assistência Social.

Sandro Locutor (PPS)
Conquistou o seu segundo mandato consecutivo com 17.190 votos. Na eleição de 2010, havia recebido 17.548 votos. Na 17ª Legislatura, presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor. Nascido em Vitória, em 18 de março de 1971, Sandro Heleno Gomes de Souza é apresentador de TV e locutor há mais de 10 anos. Foi eleito vereador pelo município de Cariacica em 2004.

Sérgio Majeski (PSDB)
Foi eleito deputado estadual com 12.007 votos. É seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Sérgio Majeski nasceu em 17 de novembro de 1966, em Santa Leopoldina. É professor de Geografia em escolas particulares. Foi filiado ao Partido dos Trabalhadores por mais de 20 anos. Em 2013, filiou-se ao PSDB. 

Theodorico Ferraço (DEM)
Assume o seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa após receber 49.366 votos. Na 17ª Legislatura, foi presidente da Casa. Theodorico de Assis Ferraço nasceu em 1937, em Cachoeiro de Itapemirim. É bacharel em Direito pela Ufes. Foi prefeito de sua cidade natal por quatro vezes, além de deputado estadual e federal. Já ocupou diversas secretarias estaduais. 

Pontos moeda