Política

Autorização para primeiro reservatório de abastecimento do ES deve sair até março

A ideia de transformar a barragem da represa Rio Bonito, na Bacia de Santa Maria de Jetibá, em reservatório foi apresentada durante o encontro

O reservatório deverá funcionar em Santa Maria Foto: Divulgação/Prefeitura

Sofrendo com uma das piores secas dos últimos 40 anos, entidades de todo o Espírito Santo têm estudado medidas para amenizar a crise hídrica. Na manhã desta quarta-feira (11), o governador Paulo Hartung, junto ao Comitê Hídrico Governamental, se reuniu com o  presidente da Agência Nacional de águas (ANA),Vicente Andreu, para buscar soluções a curto, médio e longo prazo.

Proposta discutida nos últimos dias, a ideia de transformar a barragem da represa Rio Bonito, na Bacia de Santa Maria de Jetibá, em reservatório foi apresentada durante o encontro. A diretora-presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Denise Cadete, afirmou que o estado vive um momento de alerta e que a ANA foi informada da atual realidade.

“Expusemos toda a situação. Apresentamos a medida e a mais urgente e necessária é a de se criar um reservatório em Rio Bonito. Precisamos da autorização do governo federal para utilizarmos o rio. Teremos essa resposta em breve. Acredito que até março ou abril”, disse.

Denise contou que durante o período de carnaval, turistas que visitarem Guarapari receberão panfletos educativos alertando sobre a conscientização do uso da água. 

De acordo com Andreu, a visita ao Estado aconteceu por um pedido da presidente Dilma Rousseff ( PT) e intervenção da ministra do Meio Ambiente ao governador. “A presidente nos solicitou presença ao Estado e a ministra articulou com o governador Paulo Hartung. Viemos aqui para conhecer os processos do Espírito Santo. Realizamos uma reunião técnica e discutimos projetos que possam ser acelerados e analisamos solicitações de estruturação. Nosso objetivo é estreitar a parceira do Espírito Santo junto com o governo federal”, afirmou.

Segundo Andreu, soluções para que o capixaba sofra menos com a estiagem deverão ser tomadas em breve. “Vamos trabalhar a captação do Espírito Santo. Vamos melhorar a capacitação do Rio Reis Magos, a capacitação do Canal Fíbria. Vamos colocar em discussão projetos que aumentem a segurança hídrica do Espírito Santo”, declarou.

Atualmente o local no Rio Bonito é utilizado para o fornecimento de energia. Com a nova proposta, o rio deve se tornar o primeiro reservatório do Estado. Além dessa medidas, outras ações foram apresentadas. O plano de captar água do Rio Reis Magos para abastecer a Serra também é avaliado. Assim como a captação da água do Rio Doce, na região de Caboclo Bernardo, para abastecer moradores da Grande Vitória.

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Octaciano Gomes de Souza Neto, a ANA vai avaliar no Estado os melhores lugares para construção de barragens. Segundo o secretário, até o final do mês de março o Governo do Estado terá as respostas dos relatórios apresentados nesta manhã.

Saiba mais

A hidrelétrica de Rio Bonito fica localizada a 60 km de Vitória, no município de Santa Maria de Jetibá, no rio de Santa Maria da Vitória.

A usina Rio Bonito teve sua construção iniciada em 1952 e foi inaugurada em 1959. O reservatório é cercado de reservas florestais e de pequenas propriedades produtoras de hortifrutigranjeiros.  O acesso principal se faz através da rodovia ES 358.

Potência instalada: 22,5 MW

Número de turbinas/geradores: 3

Área do reservatório: 2,2 Km²

Volume do reservatório: 26.350.000m³

Área da bacia hidrográfica: 542 km²

Pontos moeda