Política

Prefeitura de Itapemirim garante funcionamento apesar de afastamento de prefeito

Operação "Olísipo" foi deflagrada para investigar agentes públicos, bem como analisar os contratos que a Prefeitura de Itapemirim realizou com empresas

Ação conjunta do MP-ES e do Gaeco afastou o prefeito de Itapemirim, Luciano de Paiva Foto: Divulgação

A Prefeitura de Itapemirim informou nesta terça-feira (31), por nota, que o expediente da quarta-feira na sede do município será normal, apesar do afastamento do prefeito Luciano de Paiva (PSB), durante a Operação “Olísipo”, deflagrada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) e pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Ainda de acordo com a assessoria da prefeitura, o município não havia sido notificado sobre o afastamento do prefeito da cidade.

Para finalizar, a assessoria explica que as atividades programadas para a Semana Santa, como o Auto da Paixão de Cristo, na sexta-feira (3), e o Festival Gastronômico de Frutos do Mar (entre os dias 3 e 5), permanecerão inalteradas.

O MP-ES informou que durante a operação “Olísipo” foram cumpridos 32 mandados de buscas, onde foram apreendidos documentos, computadores e outros equipamentos. Também foram apreendidos na operação uma espingarda calibre 28 e um carregador de pistola calibre 22 com quatro munições. Os donos das armas foram levados para a Delegacia da Polícia Civil.

Para evitar que as investigações sejam comprometidas, foi decretado que o processo correrá em segredo de Justiça. A assessoria do MPES explicou que “a partir da agora os membros do MPES passarão a analisar os documentos e os dados contidos nos computadores e mídias apreendidos, tomar declarações dos investigados, testemunhas e informantes”.

Pela manhã, o delegado Djalma Lemos informou que o prefeito havia sido afastado de suas funções à frente do município. Com o afastamento de Luciano de Paiva, a vice-prefeita Viviane da Rocha Peçanha assume a administração de Itapemirim.

Os envolvidos são apontados ainda como responsáveis por lavagem de dinheiro na utilização de "laranjas" para garantir a ocultação dos valores ilegalmente obtidos.

Pontos moeda