Política

Protesto contra Dilma tem baixa adesão em vários estados brasileiros e no exterior

Assim como em Vitória, o número de pessoas que aderiram ao movimento nas demais cidades foi menor do que o registrado no ato realizado no dia 15 de março

De acordo com a PM, cerca de 275 mil pessoas se concentraram na Avenida Paulista, neste domingo Foto: Agência Brasil

Brasileiros foram às ruas em todo o país e em outras partes do mundo, neste domingo (12), em protesto contra o governo de Dilma Rousseff e do PT. Em Vitória, a estimativa da Polícia Militar é de que 30 mil pessoas tenham ido às ruas. Os manifestantes, em sua maioria, se concentraram na Praça do Papa. Muitos se concentraram na Praia da Costa, em Vila Velha, e seguiram a pé para a capital capixaba, pela Terceira Ponte.

Assim como em Vitória, o número de pessoas que aderiram ao movimento nas demais cidades em que houve manifestações foi menor do que o registrado no ato realizado no dia 15 de março.

São Paulo

Na capital paulista, a Polícia Militar divulgou que a estimativa de público foi de 275 mil manifestantes na Avenida Paulista, às 16 horas. O número é inferior ao informado sobre o protesto do dia 15 de março, quando, segundo a PM, 1 milhão de pessoas estiveram no local. 

Apesar de a Paulista ter registrado um grande número de pessoas no ato deste domingo, os manifestantes circularam com mais facilidade. Os grupos protestaram contra a corrupção na Petrobras e contra o governo. Alguns pediram, ainda, o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Rio de Janeiro

No Rio, os manifestantes se concentraram na orla de Copacabana, na Zona Sul Foto: Agência Brasil

A manifestação contra a corrupção, mostrando a insatisfação com o governo federal e pedindo a renúncia de Dilma Rousseff no Rio de Janeiro, neste domingo, dispersou-se por volta das 15 horas, de forma tranquila. A manifestação começou às 10 horas e foi organizada pelas redes sociais. 

Apesar das insatisfações com o governo e com a corrupção terem sido as principais motivações do protesto, que ocorreu na orla de Copacabana, zona sul do Rio, algumas das reivindicações eram diversas e por vezes antagônicas.

Brasília

Cerca de 25 mil pessoas foram às ruas em Brasília. O número foi praticamente a metade do que foi estimado na manifestação de 15 de março, que reuniu cerca de 45 mil a 50 mil pessoas em frente ao Congresso Nacional. Organizado por sete diferentes grupos, o protesto começou às 9h30 e durou aproximadamente três horas. 

Assim como no ato anterior, a manifestação deste domingo transcorreu em clima pacífico e sem ocorrências graves registradas pelas autoridades de segurança. A principal bandeira da manifestação foi o Fora Dilma, estampado em camisetas, cartazes e palavras de ordem.

Belo Horizonte

Em Brasília, os manifestantes se reuniram em frente ao Congresso Nacional Foto: Agência Brasil

A manifestação contra o governo Dilma Rousseff na capital mineira acabou por volta das 14h30. O ato começou na Praça da Liberdade, às 10 horas, e seguiu para a Praça da Estação, no centro da cidade. Conforme a Polícia Militar, na praça da Estação, o pico de pessoas presentes chegou a 6 mil, um pouco a mais do que no local de concentração, que foi estimado em 5 mil. Lideranças dos movimentos organizadores, porém, contabilizaram 20 mil pessoas na Praça da Estação e umas 15 mil na Praça da Liberdade. 

Mesmo com números diferentes, eles estão bem distantes do ato do dia 15 de março, quando, segundo a PM, 24 mil pessoas participaram. Havia a expectativa da presença do senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, no ato de hoje, o que não ocorreu.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, a Brigada Militar estimou que 35 mil manifestantes marcharam contra o governo federal e pela saída da presidente Dilma. Mais cedo, um ato denominado "Coxinhaço" fez um protesto simbólico contra os movimentos que criticam o governo federal. O ato, que contou com dezenas de pessoas na esquina das ruas da República e Lima e Silva, no bairro Cidade Baixa, tradicional reduto boêmio da cidade, teve samba e algumas bandeiras do PT.

Salvador

Em Salvador, a chuva que caiu no início da tarde abreviou a manifestação, realizada no Farol da Barra. Segundo a Polícia Militar, mais de 2 mil pessoas participaram do ato, iniciado por volta das 10 horas. Os manifestantes saíram em caminhada até a entrada do bairro de Ondina, retornaram ao Farol e encerraram o evento.

Fortaleza

Já em Fortaleza, 5 mil manifestantes se reuniram, segundo a PM, por volta das 16 horas, na Praça Portugal. Os organizadores estimaram esse número em 8 mil. O objetivo era descer em passeata até a Praia de Iracema por volta das 17 horas.

Recife

Em Recife, cerca de 8 mil pessoas participaram dos protestos contra o governo federal, de acordo com números dos organizadores dos Movimentos Vem para a Rua e Estado de Direito, que coordenaram a ação. A concentração, iniciada às 14 horas, aconteceu na praia de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana, uma das áreas mais nobres da cidade. A marcha durou pouco mais de duas horas e percorreu 3,5 quilômetros da orla. No último dia 15 de março, segundo a PM e organizadores, os protestos no Recife reuniram cerca de 8 mil pessoas.

Natal

A manifestação contra a presidente Dilma Rousseff, em Natal, contou com cerca de 4 mil pessoas neste domingo, segundo estimativa da Polícia Militar. Em Mossoró, ainda segundo a PM, foram 500 manifestantes. Em Natal, as pessoas que foram convocadas através das redes sociais tiveram como ponto de concentração o cruzamento das avenidas Salgado Filho com Bernardo Vieira, um dos principais da capital potiguar.

João Pessoa

O protesto contra deste domingo em João Pessoa conseguiu reunir apenas 200 pessoas, segundo a Polícia Militar da Paraíba. Um helicóptero da PM e muitos policiais nas ruas acompanharam o protesto, que ocorreu no Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú. Em Campina Grande, houve manifestação e caminhada reunindo, de acordo com a PM, cerca de 200 pessoas no Açude Velho, na região central da cidade, distante 130 km da Capital.

Manaus 

Com chuva e atraso de duas horas, a segunda manifestação contra o governo Dilma em Manaus demorou para reunir mais manifestantes que policiais militares no centro da capital amazonense, na Avenida Eduardo Ribeiro, na manhã deste domingo. Até às 11h30, o contingente da PM era de 420 militares, enquanto a passeata reuniu apenas 900 pessoas na partida, às 11h30 (segundo a PM). 

O Movimento 'Fora Dilma Amazonas' estimava a participação de até 30 mil manifestantes, mas o ápice do ato, na Avenida Djalma Batista, trecho final da passeata, reuniu até 900 pessoas, segundo a PM.

Goiânia 

A principal marca do protesto deste domingo, em Goiânia e em algumas cidades do interior de Goiás, foi a presença maciça de integrantes de diferentes lojas maçônicas liderando manifestações. Vestindo ternos pretos e outros trajes típicos das cerimônias maçons eles lideraram protestos contra a corrupção e o governo Dilma Roussef em Goiânia e Catalão - nesta última compareceram 200 pessoas, segundo a PM. Também houve mobilização em Anápolis, Jataí e Rio Verde, todas com 200 pessoas, no máximo, segundo a PM em cada cidade.

Florianópolis 

O ato em Florianópolis, capital catarinense, teve início por volta das 16h30. Os manifestantes saíram do Trapiche, na Beira Mar Norte, em direção ao prédio da Polícia Federal. De acordo com cálculos da Polícia Militar, até por volta das 18 horas cerca de 10 mil pessoas aderiam ao movimento, trazendo à luz uma série bastante heterogênea de queixas, desde questões locais, como problemas crônicos de trânsito na cidade, até o pedido de intervenção militar, viés defendido por grupos pequenos, mas insistentes e barulhentos.

Exterior

Cerca de 40 brasileiros fizeram uma manifestação neste domingo em Nova York, nos Estados Unidos, contra o governo Dilma Rousseff e a corrupção no País. O protesto foi na Times Square, principal ponto turístico da cidade. Vestidos de verde e amarelo e segurando bandeiras do Brasil, os manifestantes cantaram o hino nacional e gritaram frases como "fora Dilma", "fora PT" e "Lula cachaceiro, devolve o meu dinheiro". Alguns também seguravam cartazes pedindo a saída de Dilma.

Já em Paris, o protesto contra a corrupção, pela reforma política e em solidariedade aos protestos no Brasil contou com a participação de cerca de 40 pessoas. O grupo, que há havia se mobilizado em março, reuniu-se próximo à embaixada brasileira na França e, com gritos de ordem, pediu mudanças no sistema político. A manifestação aconteceu por volta de 17 horas - 12 horas de Brasília -, em Alma Marceau, próximo ao centro de Paris. O horário foi determinado pela polícia para não coincidir com a maratona que foi realizada neste domingo na capital francesa.

Pontos moeda