Política

Vidigal defende discussão sem ideologia sobre a maioridade penal

Para o juiz titular da Vara da Infância e Juventude do estado de São Paulo, Evandro Pelarin não é possível encontrar inocência nos jovens de hoje

O deputado Sérgio Vidigal defende amplo debate sobre a redução da maioridade. Foto: Divulgação

O deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES) defendeu, em audiência pública sobre a redução da maioridade penal, que se faça uma discussão sem que seja ideológica ou partidária, sob pena de se atingir um resultado prejudicial para a população.

“Não podemos fazer um debate ideológico. Estamos tratando de vidas, do futuro das pessoas. Infelizmente muitos acreditam que é mais fácil combater a causa do que o efeito, mas é preciso considerar a precariedade do nosso sistema prisional”, afirma Vidigal.

A defensora pública do estado do Rio de Janeiro e membro da Comissão Especial da Infância e Juventude da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Elisa Costa Cruz, afirmou que a discussão está sendo permeada de muito preconceito.

“Durante o cumprimento da socio-educação, os adolescentes tem que frequentar aula. É preciso se perguntar se vale a pena afrontar direitos desses menores a pretexto de uma violência que representa 0,01% de toda a violência do país”.

Para o juiz titular da Vara da Infância e Juventude de São Paulo, Evandro Pelarin não é possível encontrar inocência nos jovens de hoje. “Os jovens de hoje são diferentes dos de 1940, até porque eles têm mais acesso à informação. Porém, defendo a criação de um sistema prisional diferente dos presos maiores”, afirmou.

Elisa Cruz não acredita que será criado um sistema prisional diferente para crianças e adolescentes. Ela acrescenta que antes de reduzir a maioridade, é preciso investir em políticas públicas de educação e saúde. “Só após se esgotarem todas as alternativas é que devemos analisar outras medidas”. 

Pontos moeda