Política

Vale terá que explicar demissões em comissão da Assembleia Legislativa

O dirigente sindical disse que aconteceram 35 demissões de profissionais recentemente. O próximo a ser ouvido na comissão é o representante da Vale no ES, Maurício Marques.

Dirigente sindical foi ouvido em reunião da Frente Parlamentar que apura as demissões em mineradora Foto: Divulgação/Assembleia

O diretor jurídico do Sindicato dos Engenheiros (Senge-ES), Luiz de Oliveira Dias, demonstrou nesta quarta-feira (17) sua preocupação com o volume de demissões na mineradora Vale, durante reunião da Comissão Especial que discute o tema, presidido pela deputada Janete de Sá (PMN).

O dirigente sindical disse que aconteceram 35 demissões de profissionais na empresa recentemente.

“Apesar da situação que o país vive, todo mundo justifica essa onda de demissões, não só na Vale como nas outras empresas, com a crise econômica. O papel da comissão é importante porque pode fazer a empresa refletir um pouco mais sobre essa situação que traz transtorno para todo mundo e encontrar outras alternativas que não seja a dispensa de trabalhadores”, destacou o representante do Senge.

O próximo a ser ouvido na comissão é o representante da Vale no Espírito Santo, Maurício Marques. 

“Nos preocupa muito essa questão das demissões na Vale, que é uma empresa de deveria ter um papel social de estar contribuindo com a geração de empregos em nosso Estado. Devido a produção industrial na Grande Vitória, estar concentrada em  uma área nobre, e também por ela não contribuir com a arrecadação de impostos, no caso ICMS, por ser uma empresa exportadora, nos queremos discutir com a Vale alternativas para que a mineradora garanta empregos para os capixabas já que  estamos sendo impactados por uma demissão que não deveria ocorrer por conta dessa ser a contribuição dela para o estado, destacou a deputada Janete de Sá.

Também serão convidados para falar na comissão os prefeitos de Vitória, Luciano Rezende (PPS), de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), Serra, Audifax Barcelos (PSB), e Cariacica, Geraldo Júnior, o Juninho (PPS). O objetivo é ouvir dos gestores sobre os impactos sociais e econômicos que as demissões já estão causando aos municípios.

A  próxima reunião da comissão está marcada para o dia 1º de julho, às 13hs, no plenário Judith Leão.

Pontos moeda