Política

Paulo Hartung ministra palestra sobre formação de gestores públicos, em Guaçuí

O evento que foi realizado no Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçui, tem como objetivo qualificar pessoas interessadas em ingressar na vida pública

 A iniciativa do projeto é  do deputado Estadual, Rodrigo Coelho Foto: Divulgação

Na manhã deste sábado (04), o  governador do Estado, Paulo Hartung, ministrou  palestra durante  abertura do Programa de Formação de Gestores Públicos. O evento que foi realizado no Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçui, tem como objetivo qualificar pessoas interessadas em ingressar na vida pública ou àquelas que já atuam na área. A iniciativa do projeto é  do deputado Estadual, Rodrigo Coelho.

O Programa será realizado em 15 municípios do da Região Sul do Estado e abordam seis temáticas: Finanças e Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Municipal (urbano e rural); Políticas Sociais; Desenvolvimento Econômico; Sustentabilidade no Desenvolvimento Rural e Urbano e Inovação, Tecnologia e Inteligência.

"Esse curso é fundamental neste período desafiador que estamos vivenciando. Precisamos de quadros qualificados e líderes com boa formação e capacidade de entender o que está acontecendo, desenhar caminhos futuros e liderar processos. Não dá para improvisar, por isso acredito em planejamento e ferramentas gerenciais modernas. Precisamos de planejamento de curto, médio e longo prazo, mas não basta só o planejamento, metas e objetivos porque temos que gerenciar esses processos e, para isto, é necessário o gestor público qualificado", disse o governador.

"A máquina pública no Brasil é pré-histórica. Foi feita para um tempo que não existe mais e  não dialoga com a sociedade atual neste mundo conectado. A teia burocrática é de lascar o cano. Por isso, além das ferramentas gerenciais temos que ter um belo time de gestores e compromissos dentro da realidade. Em tempos modernos, temos máquinas tecnologias, máquinas maravilhosas, mas precisamos de gente. Temos que ter líderes qualificados, gestores que motivem as pessoas para o bom caminho, com bons valores e visão de futuro", cravou o governador.

Certificação

Além de Guaçuí, de acordo com o deputado Rodrigo Coelho,  receberão módulos do curso os municípios de: Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Muniz Freire, Marataízes, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto, Vargem Alta, Castelo, Muqui, Rio Novo do Sul, Atílio Vivácqua, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante e Anchieta.

Ainda de acordo com os organizadores, os participantes tem  direito a certificado referente ao módulo assistido, e também a uma certificação ao final. O reconhecimento do curso é via parceria com o Centro Universitário São Camilo.

Pontos moeda