Política

Protesto contra Dilma pretende reunir mais de 100 mil pessoas na Praça do Papa

Além dos protestos, os manifestantes pretendem recolher assinaturas em um abaixo-assinado para pedir ao governador Paulo Hartung, a saída do PT do governo

Manifestação realizada no dia 15 de março levou 100 mil pessoas à Praça do Papa, em Vitória Foto: Everton Nunes

A organização do protesto pelo impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), no Espírito Santo, estima reunir 150 mil pessoas no próximo dia 16, a partir das 14 horas, na Praça do Papa, em Vitória.

Os grupos Fora Dilma-Vitória/Guarapari, Movimento Brasil Livre (MBL), Vem pra Rua, Estudantes pela Liberdade, Aliados da Ética, Nas Ruas, Democracia Capixaba e Fora PT-ES estão à frente da manifestação.

“Até o momento já fechamos com cinco trios. Os políticos não poderão discursar. Em março 100 mil pessoas compareceram na Praça do Papa. Dessa vez, acredito em 150 mil. O evento é aberto. Quem quiser participar é recomendável ir vestido com a camisa do Brasil e com bandeiras do Brasil”, afirmou Washington Olimpio, líder do Vem pra Rua no Espírito Santo. 

Além dos protestos, os manifestantes pretendem recolher assinaturas em um abaixo-assinado para pedir ao governador Paulo Hartung, a saída do PT do governo. O grupo pretender conseguir pelo menos 20 mil assinaturas. 

Rejeitada em abril pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), a proposta de pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso deve voltar para a agenda do Legislativo após o recesso. Para o presidente estadual do PT, Genivaldo Lievori, a manifestação faz parte da democracia. Segundo Lievori, a oposição precisa respeitar a democracia.

“Protestar faz parte e é uma garantia da democracia. No entanto, ficar querendo a saída da presidente é uma tentativa de golpe. A oposição precisa aceitar a derrota”, declarou.

Relembre
Mais de 100 mil manifestantes, segundo dados da Polícia Militar, foram às ruas da Grande Vitória, no dia 15 de março deste ano, para protestar contra o governo, contra Dilma e contra a corrupção. O ato durou cerca de quatro horas. Em Vitória, a concentração teve início por volta das 15 horas, na Praça do Papa, e na Reta da Penha, em frente à sede da Petrobras.

Pontos moeda