Política

Site revela que os EUA espionaram Dilma e membros do alto escalão do governo

De acordo com as informações do site, foram espionados 29 números de telefones ligados ao governo, inclusive os do então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci

 Foram espionados números de telefones ligados ao governo Foto: R7

O site WikiLeaks revelou neste sábado (4) que a NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) espionou vários membros do alto escalão do governo brasileiro, além da presidente Dilma Rousseff, como parte de seu programa de monitoramento de governos estrangeiros.

De acordo com as informações do site, foram espionados 29 números de telefones ligados ao governo, inclusive os do então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e do então secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, atual ministro do Planejamento.

A lista também aponta como alvos de espionagem uma autoridade da área internacional do Banco Central, o ex-ministro de relações exteriores Luiz Alberto Figueiredo Machado, atual embaixador do Brasil nos EUA, e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general José Elito Carvalho Siqueira.

Segundo a lista divulgada pelo WikiLeaks, também tiveram os telefones grampeados uma secretária e um assistente de Dilma, além de telefones de representações brasileiras no exterior e do avião presidencial.

As novas denúncias de espionagem foram reveladas dias após Dilma ter feito viagem oficial aos Estados Unidos pela primeira vez desde que cancelou uma visita de Estado em 2013 devido à revelação do ex-prestador de serviço da NSA, Edward Snowden, de que tinha sido espionada pelos EUA.

Na reunião em Washington, que aconteceu na última terça-feira (30), Dilma conversou com o presidente norte-americano Barack Obama e disse confiar que os EUA não estão mais espionando as comunicações de países aliados.

Pontos moeda