Política

Deputados capixabas são denunciados por improbidade administrativa

Além do presidente da Ales, foi apresentado denúncia contra os ex-deputados Luciano Pereira (DEM); Roberto Carlos (PT); Sérgio Borges (ex-PMDB) e o atual deputado estadual, Marcelo Santos

O caso envolve a contratação de funcionários fantasmas e dificuldade em comprovar que os mesmos trabalhavam regularmente no mandato Foto: Divulgação

O Ministério Público Estadual (MPES) denunciou cinco deputados e ex-deputados estaduais por improbidade administrativa. O caso envolve a contratação de funcionários fantasmas e dificuldade em comprovar que os mesmos trabalhavam regularmente no mandato. 

Entre os denunciados está o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM). Segundo Ferraço, a promotora do caso faltou com respeito e fez declarações abusivas.

“Vou me manifestar no momento oportuno. Não vou falar nada agora. Ela tem o direito de fiscalizar e os deputados têm o direito também de fiscalizar qualquer outro poder. Essa fiscalização deve ser feita sem agressão e com respeito. Ela faltou com o respeito. As declarações fogem o usual do trato entre autoridades”, afirmou. 

Além do presidente da Ales, foi apresentada denúncia contra os ex-deputados Luciano Pereira (DEM); Roberto Carlos (PT); Sérgio Borges (ex-PMDB) e o atual deputado estadual, Marcelo Santos (PMDB). 

De acordo com Roberto Carlos, a denúncia contra ele corresponde a desvio de função. “A promotora do caso disse que houve desvio de função. Mas eu estou tranquilo. Tenho toda documentação que comprova que a assessora mantinha atividade regular. A acusação é baseada em uma interpretação dela. Vou comprovar que no meu gabinete todo mundo trabalhava dentro da legalidade”, explicou. 

Procurado pela reportagem, o ex-parlamentar e conselheiro do Tribunal de Conta Sérgio Borges, que teve seis ex-assessores denunciados, afirmou que não fala sobre o assunto. Segundo ele, seus advogados cuidam do caso.

Atualmente comandado a prefeitura de Barra de São Francisco, Luciano Pereira se defendeu das acusações. “Todos trabalhavam de forma honesta. Ajudavam e exerciam suas funções”, declarou.

Por meio de nota, o deputado Marcelo Santos informou que a denúncia não procede. "Tínhamos 2 servidores lotados em dois municípios: Itapemirim e São Mateus. Ambos desenvolviam atividades naquelas regiões amparados pelo Regimento Interno da Assembleia que permite os servidores possam ser designados para exercerem suas funções fora do Gabinete, conhecido como Gabinete Externo", diz a nota.

O deputado informa ainda que todas as informações solicitadas pelo Ministério Público já foram apresentadas e está à disposição para responder quaisquer outras solicitações do MPES e da Justiça.

Pontos moeda