Política

Veja como foi o dia de protestos contra a corrupção nas cidades brasileiras

Na maioria das cidades, os protestos ocorreram de forma pacífica, segundo dados da Polícia Militar. Os brasileiros pedem a saída do Partido dos Trabalhadores do governo

Os brasileiros contrários ao governo federal acordaram cedo para protestar neste domingo (16). Em Brasília, a concentração teve início às 09h30, na Esplanada dos Ministérios. O protesto ocorreu de forma pacífica e foi encerrado por volta das 12h30. Os organizadores afirmam que 80 mil participaram da mobilização. Já o levantamento da Polícia Militar aponta para 25 mil.

Manifestações convocadas por organizações contrárias ao governo ocorreram com tranquilidade na Esplanada dos Ministérios Foto: Agência Brasil

O objetivo dos manifestantes é aumentar a pressão sobre o Palácio do Planalto, em meio às investigações da Operação Lava Jato e ao julgamento das contas do governo pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Eles também pediram o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Veja como foi o protesto em Vitória!

No Rio de Janeiro, a concentração teve início pela manhã na Avenida Atlântica, em Copacabana (zona sul), na altura do posto 5. Com carros de som, os organizadores gritavam palavras de ordem, como "fora PT".  Depois de cinco horas de caminhada pela orla de Copacabana, os manifestantes  cariocas encerram o ato cantando o Hino Nacional e rezando o Pai Nosso. A caminhada  foi acompanhada por cinco carros de som por cerca de dois quilômetros, sob sol escaldante. 

Manifestantes durante passeata pela orla de Copacabana Foto: Agência Brasil

Em Belo Horizonte, a concentração teve início por volta das 10h30, na Praça da Liberdade

Já o protesto realizado na avenida Paulista, região central de São Paulo, terminou por volta das 17h deste domingo (16). De acordo com a Polícia Militar, não houve registro de ocorrências graves durante a manifestação, que foi organizada pelo movimento Vem pra Rua.

A PM informou ter feito a contagem do número de participantes e a SSP (Secretaria de Segurança Pública) ficou de divulgar os dados à imprensa.  Até as 18h, a pasta não tinha o balanço oficial do protesto. Já a organização, afirmou que 5 milhões de pessoas participaram do ato.

Em Recife, os grupos se concentraram na Avenida Boa Viagem.  O mesmo movimento se repetiu na cidade de Maceió. 

Cerca de 10 mil pessoas, segundo os organizadores,  e 4 mil, de acordo com a Polícia Militar, percorriam as ruas centrais da capital paraense na manhã deste domingo em protesto contra o governo da presidente Dilma Rousseff.  Organizada por movimentos como "Vem pra Rua", "Revoltados Online" e "Movimento Brasil Livre", a manifestação começou às 8h, na Escadinha da Estação, às margens da Baía do Guajará. Com 680 homens nas ruas para garantir a segurança dos protestos, a PM não registrou nenhum incidente. Por volta das 11h20, a caminhada atingia a avenida Visconde de Souza Franco. Em vários cartazes, levados pelos manifestantes, aparecem inscrições como "fora corruptos", "fora Dilma" e "prisão para Lula". Há protestos em outras seis grandes cidades paraenses.

Em Manaus, sob um calor de 36º, aproximadamente 600 manifestantes pediam o impeachment da presidente Dilma Rousseff ou a intervenção militar. Eles se reuniram a partir das 14h, na Avenida Eduardo Ribeiro, para iniciar passeata contra o governo. O baixo número de integrantes nos primeiros momentos fez com que os manifestantes se igualassem em número com o contingente da Polícia Militar, de 650 oficiais.

Moradores 22 cidades de Santa Catarina foram às ruas com faixas e cartazes que citam os escândalos de corrupção na Petrobras, as prisões da Operação Lava Jato, o aumento da inflação e o ajuste fiscal. A maior manifestação no interior catarinense foi em Chapecó, no oeste do Estado, que reuniu 5 mil pessoas nesta manhã.

Marcado para iniciar às 14h, o Movimento Vem Pra Rua em Porto Velho, Rondônia, após uma hora de concentração, contava com um pequeno público de pouco mais de 40 pessoas. Os organizadores alegam que o forte calor de 38º graus está dificultou a participação da população. O movimento esperava a participação de cerca de 10 mil pessoas.  (Com informações da Agência Brasil, R7 e Estadão)

Pontos moeda