Política

Mais de 250 mil eleitores de Vitória devem fazer o cadastro biométrico a partir desta terça-feira

O sistema é obrigatório para a próxima eleição e o agendamento para o cadastro é feito somente pela internet. Até 2016, outras 13 cidades capixabas deverão contar com a biometria

No Espírito Santo 19 cidades já contam com o novo sistema Foto: Agência Brasil

Teve início nesta terça-feira (13) o cadastro biométrico para os eleitores do município de Vitória.  De acordo com a Justiça Eleitoral, 257 mil eleitores terão que se cadastrar no novo sistema. A medida é obrigatória para as próximas eleições.

A coleta dos dados segue até o dia 27 de março de 2016. O procedimento é obrigatório e deve ser agendado somente pela internet. Para agendar o cadastramento o eleitor deverá acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo e entrar no link “Agendamento Biometria Vitória”. Lá é possível escolher a data, horário e o local de atendimento.

Em Vitória, o cadastramento pode ser feito no cartório da 1ª Zona Eleitoral, no Fórum Muniz Freire, no Centro de Vitória, na 52ª Zona Eleitoral, no Centro Empresarial Praia, na Praia do Suá ou então no 56ª Zona Eleitoral, na Rodovia Norte Sul. Os atendimentos são agendados entre 11 e 18 horas, de segunda a sexta-feira.

No momento do cadastro, o eleitor terá que apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência. Não serão aceitos documentos como a Carteira de Habilitação e o novo modelo de passaporte. Todos os eleitores, mesmo os facultativos, aqueles que têm entre 16 e 18 anos, os com mais de 70 anos ou analfabetos devem realizar o cadastramento.

De acordo com TRE-ES, o eleitor que não fizer a biometria terá o título e o CPF cancelados, medida impossibilita a obtenção de passaporte, a participação em licitações, além de ser impedida a posse em cargos públicos e a matrícula em instituições públicas de ensino.

Biometria no Estado

No Espírito Santo 19 cidades já contam com o novo sistema. A previsão do TRE-ES é que até março de 2016, além de Vitória, outras 13 cidades contem com o cadastro biométrico.  Nas eleições de 2014, cerca de 220 mil pessoas já votaram usando urnas biométricas.

Pontos moeda