Política

Dilma cancela participação em evento com catadores em SP

Redação Folha Vitória

São Paulo - Em meio às dificuldades no Congresso Nacional para aprovar a meta fiscal de 2015, após a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS), a presidente Dilma Rousseff avisou nesta segunda-feira, 30, que não participará do tradicional evento com catadores de materiais recicláveis, a Expo Catadores, em sua 6ª edição em São Paulo.

O ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rossetto, participou hoje da abertura do evento representando o governo. Dilma, até esta manhã, era esperada para visitar a exposição na quarta-feira, 2, mas cancelou a ida, segundo a organização do evento. No palco, Rossetto foi cobrado pelos líderes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) que, na impossibilidade de ter Dilma presente, haja uma audiência em Brasília. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia iniciado a tradição de o presidente da República participar da Expo Catadores, destacando a ligação do PT com movimentos sociais, e Dilma seguiu a tradição nos últimos anos.

No palco, Rossetto destacou a importância do esforço da presidente na Conferência do Clima - COP-21 em Paris, mas não explicou por que Dilma não virá no dia 2, quando está previsto que já tenha retornado ao País.

"Não acho menor que, ao mesmo tempo que na França tem início a 21ª Conferência do Clima, aqui no Brasil vocês comecem a 6ª Expo Catadores", disse Rossetto ao elogiar a iniciativa do movimento.

O ex-presidente Lula também era esperado hoje no evento e esta agenda chegou a ser divulgada na semana passada, mas ele cancelou em razão de uma viagem ao Acre.

Rossetto saiu da exposição sem falar com a imprensa. Ele segue para Brasília para se inteirar de como o corte de R$ 11 bilhões anunciado em caráter emergencial vai afetar sua pasta. Os esforços para que a votação da meta fiscal aconteçam nesta semana e possam liberar o governo da contenção de despesas são coordenados pelos ministros Jaques Wagner (Casa Civil), Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento).

Pontos moeda