Política

Edinho Silva sinaliza que governo não acredita na aprovação da CPMF em 2015

Redação Folha Vitória

Brasília - O ministro da Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, deu nesta segunda-feira, 23, uma clara sinalização de que o governo já admite que não conseguirá aprovar a recriação da CPMF no Congresso Nacional neste ano. Ele afirmou que o Planalto continua dialogando com a Câmara e com Senado sobre a matéria, mas vai respeitar "o ritmo e os ritos" das duas casas legislativas.

"O governo está dialogando com a Câmara e com o Senado sobre a importância da CPMF, porque ela cria as bases do equilíbrio fiscal. É uma medida transitória, para que a gente possa imediatamente retomar o crescimento econômico", afirmou em entrevista após a reunião de coordenação política com a presidente Dilma Rousseff, ministros e líderes no Congresso. "O governo vai continuar dialogando com o Congresso Nacional, respeitando, evidentemente, o ritmo e ritos do Congresso".

Atualmente, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que recria a CPMF está parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, onde sequer possui relator. Como vem mostrando o Broadcast Político, o governo quer pelo menos escolher a relatoria da matéria no colegiado ainda este ano. Após ser aprovada na CCJ, a matéria ainda precisa passar pelo plenário da Casa em dois turnos, de onde seguirá para o Senado.

Pontos moeda