Política

Mercadante afirma que Governo Federal vai estreitar laços com municípios capixabas

Segundo o ministro, que nesta sexta-feira participou do 10º Encontro de Prefeitos, em Vitória, o objetivo é auxiliar na captação de recursos e qualificação da educação

Ministro da Educação esteve no Encontro de Prefeitos, nesta sexta-feira, em Vitória Foto: ​Divulgação

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, prometeu "estreitar laços" com as cidades capixabas, para auxiliar na captação de recursos e qualificação da educação. A declaração foi feita durante o último dia do 10º Encontro de Prefeitos, nesta sexta-feira (26), em Vitória.

Além disso, o ministro reforçou aos prefeitos presentes no evento que o foco principal é o cumprimento da primeira meta do Plano Nacional de Educação (PNE) que, neste ano, é "universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos". Esta meta também prevê a ampliação da oferta mínima de 50% de vagas em creches para crianças de até três anos.

"O Plano Nacional de Educação estabelece 20 metas. Trabalhamos com orçamento reduzido e não temos valores adicionais para assegurar todas elas. A nossa prioridade, dessa forma, é a educação infantil. É colocar todas as crianças de quatro a cinco anos nas escolas. Estimamos que 90% delas já estejam, mas ainda faltam cerca de 600 mil", detalhou o ministro.

Mercadante mencionou ainda a importância do desenvolvimento das crianças por meio de atividades que envolvam cores e brincadeiras com o objetivo de mantê-las sempre ativas. "Pesquisas consagradas mostram que elas (crianças) terão desempenho melhor na evolução profissional ou relação familiar", destacou.

Finalidade

O Encontro de Prefeitos teve o objetivo de, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia ligada ao Ministério da Educação, orientar os prefeitos a elaborarem projetos qualificados e conseguirem recursos para obras, principalmente ligadas à educação infantil.

"O novo ciclo do Plano de Ação Articulada (PAR) - programa de desenvolvimento da educação - prevê o desenvolvimento de projetos de construção de creches e pré-escolas; aquisição de ônibus escolar; integração de controle e gestão da Educação que tratam das instalações, da acessibilidade e do projeto político-pedagógico das escolas; da formação dos professores e finanças. E pode ser uma importante fonte de captação de recursos para os municípios", ressaltou a senadora Rose de Freitas.

O prefeito de Nova Venécia, noroeste do Estado, Mário Sérgio Lubiana, disse que participou do evento na esperança de "boas notícias" e na expectativa de consolidar o investimento de duas creches na cidade. "Uma já está praticamente garantida. Mas vou aproveitar a oportunidade para conseguir a outra", afirmou.

Ifes

Após o evento, Mercadante foi a Guarapari, acompanhado do governador Paulo Hartung e da senadora Rose de Freitas, para inaugurar a expansão da unidade do Instituto federal do Espírito Santo (Ifes), bem como acompanhar o combate ao mosquito Aedes aegypti no município.

No evento no Centro de Convenções, inclusive, o ministro já havia garantido que mais um Ifes será construído no Espírito Santo, desta vez na cidade de Pedro Canário, na divisa com Bahia, mas não definiu data. Ao todo, hoje são 22 Ifes no Estado.

Pontos moeda