Política

Arcelor será chamada na Assembleia para detalhar ações contra pó preto em Vitória

Em nota, a empresa informou que, “caso seja oficialmente convidada pela Assembleia Legislativa, comparecerá à reunião como tem feito em todas as ocasiões em que foi chamada”

Comissão de Meio Ambiente da Ales irá chamar Arcelor para mostrar ações de redução do pó preto Foto: ​Divulgação/Assembleia

Em uma reunião, realizada no fim da manhã desta segunda-feira (07) na Assembleia Legislativa do Estado, a Comissão de Proteção ao Meio Ambiente decidiu convidar, no próximo dia 28 de março, a empresa ArcelorMittal, uma das responsáveis pela emissão de minério de ferro no ar de Vitória, para apresentar as ações que estão sendo tomadas para reduzir o nível de pó preto na região.  

Além dos deputados estaduais membros da comissão, o encontro contou com a presença do promotor de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público Estadual (MPE), Marcelo Lemos Vieira e Alexsander Barros Silveira, coordenador do Centro Supervisório da Qualidade do Ar do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O encontro da comissão tratou, ainda, de estabelecer uma periodicidade das reuniões, que devem acontecer pelo menos uma vez de 45 em 45 dias, com o objetivo de debater como deve ser feita junto às empresas emissoras de pó preto no ar da região metropolitana uma cobrança de ações que reduzam a poluição do ar.

Em nota a Arcelor informou que, “caso seja oficialmente convidada pela Assembleia Legislativa, comparecerá à reunião como tem feito em todas as ocasiões em que foi chamada”. A empresa disse também que desde 2014 vem investindo R$ 400 milhões em ações para aprimorar seu desempenho ambiental

“A empresa ratifica que se mantém aberta ao diálogo com a sociedade, órgãos ambientais, Ministério Público e Academia na busca por identificar origens e natureza das emissões, assim como tecnologias que, cientificamente comprovadas, ajudem a minimizar o seu impacto de contribuição na qualidade do ar da Grande Vitória”, finaliza a nota.

Comissão

A Comissão de Proteção ao Meio Ambiente é presidida pelo deputado Dr. Rafael Favatto (PEN). O vice-presidente é Erick Musso (PP). Bruno Lamas (PSB), Dary Pagung (PRP) e Gildevan Fernandes (PV) são membros efetivos. Os suplentes são Raquel Lessa (SD), Almir Vieira (PRP), Euclério Sampaio (PDT), Edson Magalhães (PMDB) e Marcelo Santos (PMDB). 

Pontos moeda