Política

Mais de 19 mil eleitores ainda não fizeram biometria e ameaçam 2º turno em Vitória

Além de Vitória, devem fazer o procedimento eleitores dos municípios de São Roque do Canaã, Laranja da Terra, Mimoso do Sul, São Domingos do Norte, Águia Branca, Vila Valério e Ponto Belo

Essa é a útima semana para fazer o cadastramento. Foto: ​Divulgação/TRE-ES

Apesar de ter começado há mais de cinco meses, em 13 de outubro do ano passado, o cadastro biométrico ainda não teve adesão suficiente em Vitória para que a cidade garanta o segundo turno nas eleições municipais. De acordo com a legislação eleitoral vigente, o segundo turno só ocorre em cidades que possuem mais de 200 mil eleitores, o que, ainda, não é o caso da capital.

Até às 19 horas desta segunda-feira (28), 180.810 pessoas fizeram o cadastro biométrico na ilha, do total de 257.310 eleitores registrados. Durante todo o dia foram registradas várias filas nos cartórios. 

Além de Vitória, devem fazer o procedimento eleitores dos municípios de São Roque do Canaã, Laranja da Terra, Mimoso do Sul, São Domingos do Norte, Águia Branca, Vila Valério e Ponto Belo. 

Quem não comparecer a um cartório eleitoral até quinta-feira (31), quando termina o prazo, terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições de 2016, nem tirar passaporte, participar de licitações, tomar posse em cargos públicos, se matricular em instituições públicas, entre outras restrições.

Para realizar o recadastramento biométrico é preciso apresentar documento oficial de identificação (RG ou Carteira Nacional de Habilitação), comprovante de residência referente a um dos últimos três meses e título de eleitor (se existente).

Confira abaixo o endereço e os horários de atendimento dos cartórios eleitorais de Vitória:

52ª Zona Eleitoral
Horário de atendimento: das 9h às 18h
Endereço: Rua Vitório Nunes da Motta, 95 – Centro Empresarial Praia – Praia do Suá

56ª Zona Eleitoral
Horário de atendimento: 9h às 18h
Endereço: Avenida Norte-Sul, 600 - Jardim Camburi – Vitória (ao lado da Grafitusa)

Prazo para tirar ou transferir título de eleitor termina no dia 4 de maio

Quem precisar transferir o título de eleitor ou pedir a emissão do documento (no caso de jovens com mais de 16 anos) tem até o dia 4 de maio para procurar os cartórios eleitorais. Isso porque a solicitação deve ser feita até 151 dias antes da votação, que acontece em outubro, como estabelece o calendário eleitoral.

Os eleitores que estão com o título cancelado por ter deixado de votar no último pleito também tem até esta data para regularizar a situação

Pontos moeda