Política

Corrupção custa R$ 200 bi por ano aos cofres públicos, diz coordenador da Lava-Jato

Segundo o coordenador, com essa quantia seria possível triplicar os investimentos federais em saúde, ou educação, com a construção anual de dez escolas em cada municípios brasileiros

O coordenador da Força-Tarefa da Lava-Jato detalhou as ações contra a corrupção aos capixabas Foto: TV Vitória

Por ano, o desvio de dinheiro custa aos cofres públicos do Brasil R$ 200 bilhões. Esse dado foi repassado pelo coordenador da Força-Tarefa da Operação Lava-Jato, Deltan Dallagnol, que esteve nesta sexta-feira (22) em Vitória para ministrar uma palestra.

Segundo o coordenador, com essa quantia seria possível triplicar os investimentos federais em saúde, ou educação, com a construção anual de dez escolas em cada um dos cinco mil municípios brasileiros. Ainda de acordo com Deltan, o dinheiro também seria suficiente para multiplicar por cinco o investimento federal em segurança pública.

No evento, Deltan Dallagnol abordou também os efeitos da investigação, deflagrada em março de 2014 e que apura um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras, grandes empreiteiras e políticos do país. Para ele, a corrupção não afeta apenas a economia, mas o próprio processo democrático do Brasil.

"Pessoas poderosas politicamente se aproximaram umas das outras com o objetivo de trocar benefícios mútuos em detrimento a todo o resto da população", salientou o coordenador da Lava-Jato.

Pontos moeda