Política

Pré-candidatos de Vitória comentam saída de Luiz Paulo da disputa

Luiz Paulo disse que decidiu não levar adiante o seu projeto por conta de contradições com as articulações eleitorais e a interferência de importantes lideranças políticas do Estado

Luiz Paulo desistiu da candidatura nesta terça-feira (19) Foto: TV Vitória

Quem não acompanhou os bastidores da política capixaba nos últimos dias foi pego de surpresa pela desistência de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) de disputar a Prefeitura de Vitória.

O comunicado foi feito no início da tarde desta terça-feira (19) em sua principal rede social. No anúncio, Luiz Paulo disse que decidiu não levar adiante o seu projeto por conta de "intransponíveis contradições com as articulações eleitorais e a interferência de importantes lideranças políticas do Espírito Santo".

A versão de bastidor é que Luiz Paulo teria ficado descontente com a falta de apoio exclusivo do governo estadual a sua candidatura, já que esse apoio estaria pulverizado entre ele, Amaro Neto (SD) e Lelo Coimbra (PMDB).

Amaro Neto (SD) classificou a desistência como triste, pois considera Luiz Paulo uma figura importante para o debate. "Acredito que ele tenha saído pela condenação que sofreu na Justiça ou por algo de foro íntimo", comentou. Amaro disse ainda que considera importante o PSDB participar da disputa e adiantou que delegou algumas pessoas para se articularem com o partido.

André Luiz Moreira (Psol) disse acreditar que houve interferência do governo na disputa, tese rechaçada pelos demais pré-candidatos, e que há uma tentativa de transformar a eleição de Vitória em autopromoção. "O Psol que irá tratar os interesses da população de forma séria", disse.

Quem falou pelo prefeito Luciano Rezende (PPS) foi Fabrício Gandini (PPS). O vereador comentou que o PPS aguarda os desdobramentos em respeito à posição tomada por Luiz Paulo e que quer agir com calma e dialogar com todos os partidos. 

Lelo Coimbra (PMDB) também considerou Luiz Paulo uma liderança importante. "Sua presença enriqueceria o debate", disse. Lelo ainda afirmou que já buscou interlocução com o vice-governador César Colnago (PSDB), a fim de garantir o apoio dos tucanos. "Minha presença, que está mantida com a saída de Luiz Paulo, precisa agora cumprir um papel que nós dois cumpriríamos juntos", disse Lelo já em tom de aliança.

Já Perly Cipriano disse que a saída de Luiz Paulo não altera em nada, do ponto de vista do partido, a eleição, mas considerou o tucano um candidato forte. "Apesar da saída dele, não sei se está estável o quadro de candidaturas. Entretanto, repeitamos a decisão, apesar dela não significar que os votos dele irão para uma pessoa específica. Esses votos se dispersam e vamos trabalhar essas alternativas". 

PSDB se manifesta

No fim da tarde, o PSDB também se manifestou acerca da retirada de candidatura de Luiz Paulo. Em nota oficial, o partido enfatizou que a decisão do tucano merece respeito e solidariedade da Executiva Estadual, que compreende as motivações pessoais e políticas do filiado. Também deixou claro que não irá se omitir em um momento político tão decisivo e que irá definir junto à Executiva Nacional, representada por Aécio Neves (PSDB), se escolhe um novo nome para a disputa ou se constrói aliança com outra sigla.

Confira o comunicado de Luiz Paulo na íntegra

Nos últimos 15 meses, o PSDB de Vitória realizou um dedicado trabalho de construção política visando às eleições municipais deste ano, tendo meu nome como pré-candidato a prefeito. 

Certamente fruto dos 12 anos em que o PSDB governou a cidade e liderou um processo de transformação social e urbana, e também como resultado de novas lideranças que conseguimos agregar, obtivemos um resultado extraordinário em termos de apoio político e popular.

Mesmo assim, decidimos não levar adiante o projeto de candidatura, tendo em vista intransponíveis contradições com as articulações eleitorais e a interferência de importantes lideranças políticas do Espírito Santo, realizadas sem relação ou compromisso com Vitória.

Infelizmente, nas atuais circunstâncias, sinto que seria extremamente difícil colocar no foco da disputa eleitoral o debate sobre os principais interesses da cidade, seus rumos, anseios e problemas, especialmente a discussão sobre a crise fiscal da prefeitura e as alternativas para seu enfrentamento.

Mais grave, é alto o risco de que o debate degenere em uma luta sem princípios pelo poder, empreguismo e compra de voto, na busca desesperada por exposição e promoção pessoal, aprofundando a desmoralização da política e a perda de credibilidade deste processo eleitoral.

Agradeço a todos que estiveram conosco nesta pré-campanha, na certeza que nossa luta vai continuar. Somente a militância política e a democracia permitem e nos estimulam a sair de nossa zona de conforto para atuar e agir em benefício da sociedade.

Pontos moeda