Política

Vereador do ES é condenado por compra de 30 mil pães, cachaça e carne com dinheiro público

O vereador de Nova Venécia, Flamínio Grillo, e o então diretor-geral da Câmara Municipal, Geraldo Ribeiro Filho, foram condenados a sete anos e dois meses de prisão em regime semiaberto

Flamínio foi condenado a sete anos de prisão em regime semiaberto Foto: Divulgação

O vereador de Nova Venécia, Flamínio Grillo (PSDC), e o então diretor-geral da Câmara Municipal, Geraldo Ribeiro Filho, foram condenados a sete anos e dois meses de prisão em regime semiaberto por desvio de dinheiro público. O caso foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPES) em 2014, época dos fatos.

Embasaram a ação do MPES, aceita pela Justiça na última terça-feira (19), as notas fiscais que provaram a compra de 30.213 pães, duas unidades de aguardente mineirinha de 900 ml, 14 kg de carne tipo alcatra, sete caixas de cerveja com 12 unidades cada, 5 kg de linguiça toscana e 12 unidades de refrigerante de 2 litros cada. 

De acordo com o juiz Ivo Nascimento Barbosa, que emitiu a sentença condenatória, a compra indica, "de forma concreta, que tais produtos tiveram como destino a realização de um churrasco, em uma nítida 'farra' custeada com o dinheiro do povo".

A conduta dos dois agentes públicos foi enquadrada no crime de peculato, previsto no artigo 312 do Código Penal. O peculato consiste na apropriação ou
desvio de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de quem tem a posse em razão do cargo.

O vereador Flamínio Grillo foi procurado pela reportagem, mas não quis comentar o assunto. Informou apenas que irá recorrer da sentença. Já Geraldo Ribeiro Filho não foi encontrado.

Pontos moeda