Política

Mais de 30 mil pessoas estão com o título cancelado e não vão votar em Vitória

Quem está com título cancelado não pode tirar passaporte, ingressar em cursos superiores, entre outras restrições. As eleições acontecem em outubro

Os capixabas com os títulos cancelados não vão votar Foto: Agência Brasil

Com os títulos de eleitor cancelados, mais de 30 mil pessoas não vão poder voltar ente ano em Vitória. O prazo para regularizar o documento acabou no dia 4 de maio e as eleições deste ano acontecem no primeiro domingo de outubro. 

De acordo com o advogado especialista em Direito Eleitoral Ludgero Liberato, uma das hipóteses para o cancelamento é o eleitor não ter votado nas três últimas eleições. “Normalmente o eleitor procura o cartório, faz o pagamento da multa, que é de valor pequeno, e regulariza a sua situação”, afirmou. 

O advogado destacou as restrições Foto: TV Vitória

Outra hipótese levantada pelo advogado para o cancelamento dos títulos é com relação ao cadastramento da biometria, que não foi feito por algumas pessoas que votam na Capital. “Agora só após passar esse período será possível regularizar essa situação. O eleitor que não fez a sua revisão deverá levar um comprovante de residência a um cartório eleitoral”, explicou. 

Ainda de acordo com Liberato, quem está com título cancelado não pode tirar passaporte, ingressar em cursos superiores, e tem várias outras restrições. 

Pontos moeda