Política

Rede Vitória adota formato dos EUA para debates do segundo turno

Em um formato inovador no Estado, os candidatos vão apresentar as propostas aos telespectadores sem interferência do mediador entre as perguntas. O debate acontece sem réplica e tréplica

 O Jornal da TV Vitória, sob o comando do jornalista Gabriel Serafim, vai transmitir o primeiro bloco de cada debate. Foto: Folha Vitória

Na próxima terça-feira (18), a Rede Vitória, por meio do Folha Vitória e TV Vitória, inicia os debates com os candidatos a prefeito da Grande Vitória, classificados para o segundo turno.

Em um formato inovador no Estado, eles vão apresentar as propostas aos telespectadores sem interferência do mediador entre as perguntas dos candidatos. Desta vez, o debate acontece sem réplica e tréplica, como já ocorre nos Estados Unidos.

Pela primeira vez, o Jornal da TV Vitória, sob o comando do jornalista Gabriel Serafim, vai transmitir o primeiro bloco de cada debate. A sequência completa poderá ser acompanhada pelos telespectadores pelo Folha Vitória e pela página do jornal no Facebook.

>> Quer ficar bem informado? Acompanhe as notícias de política no hotsite de Eleições!

De acordo com os dados mais recentes do IBGE, mais da metade dos 67 milhões de domicílios brasileiros passaram a ter acesso à internet, o que representa 54,9%. E a tecnologia vai ser uma aliada dos eleitores na escolha do voto. Isso porque, para ampliar o acesso ao público, os debates poderão ser assistidos pelo computador, tablet ou celular. Tudo para que a população conheça ainda mais os candidatos e vote de forma consciente.

Como será?

No primeiro bloco, os candidatos vão responder perguntas feitas pela população e que podem ser enviadas pelo whatsapp do Folha Vitória (99943-2228) e também pelo hotsite Eleições. Eles terão tempo de um minuto para respondê-las. Em seguida, o adversário terá 30 segundos para comentar a resposta e depois o que respondeu volta a ter 30 segundos para continuar debatendo o assunto.  

Já no segundo e terceiro blocos, os candidatos vão responder questões sobre temas pré-determinados, como saúde e educação. A novidade é que eles vão interagir entre eles, como se fosse uma conversa, sem a interferência do mediador, que só se manifestará para controlar o tempo do debate. Cada um terá 1 minuto e 15 segundos para se pronunciar em um ciclo contínuo. 

O quarto bloco segue a mesma regra, só que desta vez os candidatos podem escolher temas aleatórios para confrontar o adversário. O último bloco é reservado para as considerações finais. 

Confira o quadro de datas e horários

18 de outubro, terça-feira, às 19h15 - Debate da SERRA com os candidatos Audifax Barcelos e Sergio Vidigal;

19 de outubro, quarta-feira, às 19h15 - Debate de CARIACICA com os candidatos Juninho e Marcelo Santos;

20 de outubro, quinta-feira, às 19h15 - Debate de VILA VELHA com os candidatos Max Filho e Neucimar Fraga;

26 de outubro, quarta-feira, às 19h15 - Debate de VITÓRIA com os candidatos Amaro Neto e Luciano Rezende.

Pontos moeda