Política

Inquérito contra Vidigal é arquivado pelo Ministério Público

Para a promotora Maria Clara Mendonça Perim, que assina a decisão, "não foram encontradas quaisquer irregularidades" que demandem a atuação do MPES

O deputado federal era investigado por supostas irregularidades na utilização das verbas Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da 13ª Promotoria de Justiça Civil da Serra, arquivou um inquérito civil contra o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT). 

O deputado federal era investigado por supostas irregularidades na utilização das verbas da Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (COSIP) em sua última gestão à frente da prefeitura da Serra. 

Para a promotora Maria Clara Mendonça Perim, que assina a decisão, "não foram encontradas quaisquer irregularidades" que demandem a atuação do MPES. Agora, o caso segue para o Conselho Superior do MPES, onde a decisão deverá ser ratificada antes de ir para o arquivamento.

Já o ex-secretário municipal de Finanças, José Maria de Abreu Junior, foi denunciado à Justiça pelo MPES. Segundo o órgão ministerial, ele teria desviado R$ 25 milhões para outras despesas, como folha de pagamento e repasse de verbas a associações - o que é vedado por lei. 

Em conversa com a reportagem, Vidigal comemorou a decisão. O parlamentar disse que, desde o início, sabia que não poderia ser responsabilizado pelo desvio de finalidade da verba, já que a gestão era descentralizada e, portanto, não estava sob sua exclusiva responsabilidade. 

Pontos moeda