Política

Prefeito de Itapemirim é cassado e cidade terá novo prefeito até dezembro

O TRE-ES acolheu denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral no Espírito Santo referente às eleições de 2012, que denunciou Paiva por diversos crimes

Estevão Silva Machado fica no cargo até 31 de dezembro Foto: Divulgação

Por quatro votos a dois, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) cassou na tarde desta segunda-feira (28) o mandato do prefeito de Itapemirim, Luciano de Paiva Alves (PROS), por abuso de poder econômico.

O órgão colegiado acolheu denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral no Espírito Santo (PRE/ES) referente às eleições de 2012, que denunciou Paiva e mais três pessoas pelos crimes de falsidade material eleitoral, falsidade da prestação de contas, apropriação indébita e associação criminosa. 

Com a condenação, quem assume a Prefeitura Municipal de Itapemirim até o dia 31 de dezembro deste ano é o segundo colocado à época, Estevão Silva Machado. A partir de janeiro, Luciano Paiva volta a assumir o cargo, tendo em vista que foi reeleito.

Entretanto, como foi enquadrado pela Lei da Ficha Limpa após a realização das eleições, o Ministério Público ou algum partido ou coligação pode pedir a impugnação de candidatura do prefeito reeleito à Justiça Eleitoral, o que deixa incerto o futuro político do município.

O prefeito foi procurado pela reportagem, mas não foi encontrado. 

Pontos moeda