Política

João Coser deixa secretaria de governo e volta para a presidência do PT

Segundo o secretário, seu retorno se dá por conta da sucessão interna no PT, já que em março de 2017 acontecem as novas eleições da diretoria estadual

Coser e Hartung em reunião Foto: Divulgação/Governo

O atual secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Carlos Coser (PT), anunciou que irá deixar a titularidade da pasta. Em comum acordo, a saída de Coser foi definida para o dia 31 de dezembro.

Segundo o secretário, seu retorno se dá por conta da sucessão interna no PT, já que em março de 2017 acontecem as novas eleições da diretoria estadual.

Coser é o presidente eleito do PT, mas desde janeiro de 2015 encontra-se licenciado do mandato para cumprir expediente no governo, conforme determina o regimento do partido.

"Acertei ficar até 31 de dezembro. Tinha a obrigação de sair. No governo tenho cargo, mas no PT tenho mandato. Também estou voltando porque quero liderar e fortalecer o partido", declarou Coser, que se disse muito grato a Hartung pela oportunidade.

Genivaldo Lievori (PT), escolhido pelo diretório para substituir João Coser quando este foi nomeado secretário de Estado, deixará o posto após dois anos. "Coser foi eleito e para que ele pudesse assumir a secretaria, de acordo com nosso estatuto, não poderia ser parte da direção estadual. Como ele demonstrou interesse em retornar, a partir do dia 1º de janeiro ele volta à presidência e eu volto à Executiva Estadual", comentou Lievori.

Rodney pode assumir Sedurb

O atual prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), que não conseguiu se reeleger para o comando do Executivo municipal, é um dos cotados para assumir a Sedurb. Uma das justificativas para a escolha de Rodney, além de sua boa relação com o governador Paulo Hartung, é o fato de a macrodrenagem ser uma de suas principais bandeiras.

Sobre o comando da prefeitura, o demista construiu a primeira estação de bombeamento de águas pluviais de Vila Velha. Além disso, a Sedurb é a responsável pelo investimento de R$ 350 milhões em obras de macrodrenagem em cidades na Grande Vitória, como Cariacica e Viana, mas a maior parte do montante será destinada à cidade canela-verde.

Pontos moeda