Política

Hartung e Alckmin participam de evento de início da colheita do café conilon

Encontro do maior evento de cafeicultura do Espírito Santo aconteceu em Pinheiros, norte capixaba, e contou com a presença de mais de 700 pessoas

Evento em Pinheiros contou com a presença de Paulo Hartung, Cesar Colnago e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (Foto: Leonardo Duarte - Divulgação/Governo)

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o vice-governador do Espírito Santo, Cesar Colnago (PSDB), estiveram em Pinheiros, norte capixaba, na manhã deste sábado (13) para participar da abertura oficial do maior evento de cafeicultura do Estado, o 10º Ano da Campanha da Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café no Espírito Santo- 9º Noroeste Café Conilon.

Realizado pela Secretaria de Estado Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) juntamente com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a solenidade reuniu mais de 700 pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores, representantes de instituições públicas, da cadeia produtiva do café, além de outras autoridades.

Um dos objetivos do evento é desenvolver os aspectos de produção do produto nos dois estados, além de criar uma cooperação técnica e científica para a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de variedades de café e de outras culturas resistentes à seca.

Para o governador capixaba, a agricultura "é a principal atividade em muitos municípios capixabas que gera oportunidades e desenvolvimento", explicou Paulo Hartung na abertura do evento.

“É uma alegria estar aqui. Meu pai era veterinário e até os 16 anos eu nunca morei na cidade e sou de uma região que, no século 19 acreditava piamente que o Brasil é o país do café porque foi a base da economia do Estado de São Paulo. Tomei um café aqui e o Espírito Santo está de nota dez. Eu tenho orgulho de estar aqui porque vejo que a agricultura brasileira esta salvando as lavouras e fazendo a diferença. Isso impulsiona o Brasil e retoma a sua atividade econômica e social, em propriedades que distribuem renda e geram emprego”, revelou Alckmin.

O vice-governador capixaba também aproveitou o evento para relembrar diversas ações que vem sendo realizadas pelo governo estadual no enfrentamento da crise hídrica.

“Nossas ações de combate à crise hídrica, feitas de forma integrada, vão desde a contração de barragens, até o compromisso ambiental de reflorestar 80 mil hectares para garantir a recuperação de nascentes e proteção do solo. Precisamos continuar trabalhando com os olhos no futuro, mas esquecer do compromisso de construi-lo a partir do presente, com união de esforços e trabalho sério”, frisou Colnago.

Pontos moeda