Política

Servidores podem ser proibidos de usar celular durante o expediente em Anchieta

Se for aprovado, ficará vetado o acesso pelos servidores públicos a qualquer rede social particular, por meio de equipamentos do município e aparelho próprio

Servidores não poderão entrar nas redes sociais em horário de serviço Foto: Reprodução

Um projeto de lei, que foi apresentado na Câmara Municipal de Anchieta, sugere a proibição do uso de celulares por servidores públicos durante o expediente. A utilização só seria permitida para ligações de urgências. O projeto é do vereador Richard Otoni Costa (PPL). Segundo ele, a ideia surgiu após reclamações de que o atendimento em repartições públicas e unidades de saúde estaria prejudicado, em virtude do uso inadequado do aparelho pelos servidores.

De acordo com o projeto, a proibição se restringe ao funcionário em função de atendimento nos setores dos órgãos públicos da administração pública e no interior das unidades de saúde do município.

“Um dos problemas que detectamos foram as reclamações em relação ao atendimento em unidades de saúde, recepção da própria Câmara, na prefeitura, onde atendentes ficam no celular jogando e navegando nas redes sociais. Com isso, deixam de atender bem o cidadão. Nossa proposta é contra o uso inadequado. É para que o chefe do setor acompanhe o local de trabalho de acordo com a necessidade, e para que o atendimento não seja atrapalhado”, explicou o vereador.

Se for aprovado, ficará vetado o acesso pelos servidores públicos de Anchieta a qualquer rede social particular, por meio de equipamentos do município e aparelho próprio, durante o horário de serviço. Segundo a prefeitura, ainda não há nada oficial, pois ele ainda tramita na casa.

“Estamos enfrentando um problema, porque os procuradores da casa identificaram um vício de iniciativa. Vamos entrar com recurso, pois vereadores passaram projetos semelhantes em alguns municípios fora do Estado. Vamos esperar sair o relatório da comissão para entrar com o recurso e fazer com que ele volte a circular outra vez”, afirmou Otoni.

Pontos moeda