Saúde

Qual é a hora certa para corrigir a orelha de abano do seu filho?

Intervenção estética é comum na infância, mas também pode ser feita na fase adulta

Foto: Divulgação

Otoplastia é o nome dado para a cirurgia de correção de orelha de abano, as orelhas “abertas” podem provocar brincadeiras de mau gosto na escola, atrapalhando assim o desenvolvimento da autoestima e autoconfiança da criança.

Aos quatro anos de idade, as cartilagens das orelhas já alcançaram 90% do seu tamanho, mas segundo o cirurgião plástico Juliano Souto Ferreira é recomendado que o procedimento seja realizado apenas a partir dos seis anos, que é uma fase que a criança começa a demonstrar desconforto com a sua aparência.

Para o Dr. Juliano é importante que o paciente demonstre interesse em passar pela cirurgia como em qualquer procedimento estético, por isso, a vontade dos pais não é suficiente. Além disso, o pós operatório pode ser incômodo e requer cuidados que exigem certa maturidade e entendimento da criança. Ela deve usar uma faixa de proteção em volta das orelhas para mantê-las na posição correta e evitar o inchaço durante uma semana. Também há necessidade de curativos e após a cicatrização, a retirada dos pontos. 

Por ser um procedimento que não envolve muitos riscos, a alta médica é dada poucas horas depois da cirurgia. As cicatrizes são quase invisíveis, pois os pontos ficam atrás da orelha. 

O cirurgião aconselha que a melhor época para operar é nas férias escolares, assim a criança tem mais de dois meses para recuperação e os coleguinhas não notarão a diferença.

Pontos moeda