Saúde

Gripe: municípios do ES iniciam campanha de vacinação

Segundo Ministério da Saúde, a medida foi necessária devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil

Realizada todos os anos entre os meses de abril e maio, em 2024, a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada. Segundo Ministério da Saúde, a medida foi necessária devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. No Espírito Santo, alguns municípios já começaram a aplicar o imunizante para os grupos contemplados. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em Vila Velha, as ações começaram em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e seguiu com oferta livre para outros grupos prioritários. Ao longo da semana, a vacinação será realizada em todas as Unidades de Saúde. É necessário fazer agendamento online.

“É importante ressaltar que a vacinação contra influenza faz parte de um esforço conjunto para proteger a população contra doenças sazonais, como a gripe, especialmente em tempos de pandemia. A população de Vila Velha pode aproveitar as oportunidades de vacinação oferecidas pelo município, seguindo as orientações das autoridades de saúde”, destacou a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

No município de Serra, novas vagas para agendar a vacinação contra a influenza (gripe) e a dengue serão abertas nesta segunda-feira (25), a partir das 18 horas. As vacinas atendem somente a grupos específicos.

Para agendar, basta acessar o site da Prefeitura da Serra e clicar em Agendamento da Vacina

As doses contra a infuenza estão disponíveis nas Unidades Regionais de Saúde: Feu Rosa, Jacaraípe, Valparaíso, Serra Dourada, Serra Sede e Novo Horizonte, sem  necessidade de agendamento. 

No caso da dengue, as doses estão disponíveis em todas as unidades, mas conforme horário da Sala de Vacina de cada uma delas. No final de semana haverá vacinação sem agendamento. Os locais ainda serão divulgados.

Já em Guarapari, a vacinação contra influenza, começa na terça-feira (26). A vacina será disponibilizada aos grupos prioritários em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 07h30 às 15h30, preservando horário de almoço estabelecido pela unidade de cada bairro.

No dia 11 de abril, será realizada uma ação de dia D para gestantes e puérperas, na Unidade de Saúde da Mulher, das 08h às 15h. 

É necessário levar documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacina.

De acordo com a secretária de saúde, Alessandra Albani, além de proteger contra a doença e evitar complicações ajuda a reduzir a propagação do vírus na população.

"A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS protege contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. Os anticorpos protetores começam a ser detectados de duas a três semanas após a vacinação e geralmente duram de seis a 12 meses. O pico máximo de anticorpos é atingido após quatro a seis semanas e a proteção da vacina dura cerca de um ano, por isso é importante tomá-la todos os anos", explicou.

Confira os públicos para a vacinação

INFLUENZA (GRIPE)

* Crianças (06 meses a menores de 06 anos);

* Gestantes;

* Puérperas;

* Pessoas com 60 anos e mais;

* Trabalhadores da Saúde;

* Indígenas;

* Quilombolas;

* Pessoas com comorbidades;

* Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos);

* População privada de liberdade (18 anos e mais);

* Funcionários do sistema de privação de liberdade;

* Professores;

* Forças de segurança e salvamento;

* Forças Armadas;

* Pessoas em situação de rua;

* Pessoas com deficiência;

* Caminhoneiros;

* Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

* Trabalhadores portuários.

LEIA TAMBÉM: Enchentes podem transmitir doenças; saiba quais e como se proteger









Pontos moeda