Saúde

Morador de Linhares de 34 anos é a 11ª morte por dengue do ES

Segundo novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde, já foram notificados 87.670 casos de dengue no Espírito Santo

Redação Folha Vitória

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O Espírito Santo registrou mais uma morte por dengue, a 11ª pela doença em 2024, e o paciente era um homem de 34 anos, morador de Linhares, de acordo com a prefeitura no Norte do Estado. O caso foi confirmado pela  Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

As informações foram repassadas, nesta quinta-feira (21), no boletim epidemiológico divulgado pela Sesa. Linhares é a cidade com mais casos de mortes pela doença no Estado.

A Prefeitura de Linhares, em nota, detalhou que a terceira morte por dengue na cidade é de um morador do bairro Interlagos, de 34 anos, que tinha comorbidades  e faleceu no dia 11 de março.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Ao todo, já foram notificados 87.670 casos de dengue no Espírito Santo com incidência de 2.157,21 casos por 100 mil habitantes entre a semana epidemiológica (SE) 01 (31/12/2023 a 06/01/2024) e a SE 11 (10/03/2024 a 16/03/2024).

Segundo o boletim, os óbitos foram registrados nos municípios de: Linhares (03); São Gabriel da Palha (01); Barra de São Francisco (01); São Roque do Canaã (01); Laranja da Terra (01); São Mateus (01); Sooretama (01); Anchieta (01) e Muqui (01). 

Entre os municípios com incidência alta nas últimas quatro semanas estão: 

- Barra de São Francisco 
- Laranja da Terra 
- São Gabriel da Palha
- Afonso Cláudio 
- Ponto Belo 
- Ecoporanga

Linhares diz que já realizou mais de 12 mil exames de dengue

A Prefeitura de Linhares, em nota enviada à reportagem, destacou que tem feito reforço no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, já realizou 12.600 exames para detectar a doença e atendeu cerca de 6 mil pacientes para hidratação e hidratação venosa.

A secretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolin, explicou que, além da organização no atendimento e implantação de salas de hidratação, foi ampliado o horário nas unidades de saúde e reforçadas as equipes nas unidades básicas, Hospital Geral de Linhares e UPA Infantil.

"Nós estamos trabalhando incansavelmente para fazer o diagnóstico das amostras e liberar o resultado o quanto antes. As salas de hidratação têm sido uma importante ferramenta no tratamento à dengue. A hidratação é essencial para o paciente se recuperar da doença, já que a perda de líquidos pode levar a complicações graves”, informou Sônia Dalmolin.

Sintomas da dengue

Os sintomas da dengue vão desde as formas mais leves até casos graves da doença (dengue hemorrágica). A condição é potencialmente fatal. Entre os principais, estão:

- Febre alta (acima dos 38.5ºC);
- Dores musculares;
- Dor de cabeça;
- Erupções cutâneas;
- Falta de apetite;
- Manchas vermelhas no corpo.

Já em casos mais graves podem ocorrer sangramentos, diminuição da pressão arterial e falência de órgãos.

Aprenda a eliminar focos do mosquito

Segundo a Sesa, 80% dos focos encontram-se nas residências. Por esse motivo, é fundamental que a população adote cuidados importantes. Entre eles:

1. Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

2. Tirar água dos pratos de plantas;

3. Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

4. Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

5. Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

6. Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

LEIA TAMBÉM: Saúde anuncia R$ 300 milhões para compra de medicamentos

Pontos moeda