Saúde

Número de mortes por dengue no ES sobe para 15 e já são 104 mil notificações este ano

São 4 mortes a mais em relação aos dados do boletim epidemiológico da semana passada. Linhares é a cidade onde mais pessoas morreram

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik - @jcomp

O Espírito Santo já registra 15 mortes por dengue este ano e ultrapassou 104 mil notificações (104.151) de possíveis casos da doença até a tarde desta sexta-feira (28). 

São quatro mortes a mais em relação aos dados divulgados no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) da semana passada. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entre a semana epidemiológica (SE) 01 (31/12/2023 a 06/01/2024) e a SE 12 (17/03/2024 a 23/03/2024), a incidência bateu a marca de 2.562,74 casos por 100 mil habitantes. 

Os óbitos foram registrados em: Linhares (05); Anchieta (02); São Gabriel da Palha (01); Barra de São Francisco (01); São Roque do Canaã (01); Dores do Rio Preto (01); Laranja da Terra (01); São Mateus (01); Sooretama (01); Muqui (01).

Entre os municípios com incidência alta nas últimas quatro semanas estão:

- Barra de São Francisco
- Laranja da Terra 
- Ponto Belo 
- São Gabriel da Palha 
- Ecoporanga 

No último boletim da Sesa, na quinta-feira da semana passada, dia 21, o Estado registrava 11 mortes por dengue. O caso de óbito divulgado na ocasião foi o de um homem de 34 anos, morador de Linhares

Em nota, a Prefeitura de Linhares detalhou que era a terceira morte por dengue na cidade. O homem era morador do bairro Interlagos, tinha comorbidades e faleceu no dia 11 de março.

Agora, com a atualização do boletim epidemiológico, Linhares saltou para cinco mortes pela doença. Anchieta também registrou mais um caso e Dores do Rio Preto, que não tinha nenhuma morte por dengue, agora aparece com um óbito. 

Sintomas da dengue

Os sintomas da dengue vão desde as formas mais leves até casos graves da doença (dengue hemorrágica). A condição é potencialmente fatal. Entre os principais, estão:

- Febre alta (acima dos 38.5ºC);
- Dores musculares;
- Dor de cabeça;
- Erupções cutâneas;
- Falta de apetite;
- Manchas vermelhas no corpo.

Já em casos mais graves, podem ocorrer sangramentos, diminuição da pressão arterial e falência de órgãos.

LEIA TAMBÉM: Feriado: confira o que abre e o que fecha na Sexta-feira Santa

Pontos moeda