Saúde

Pacientes renais ilhados em Mimoso do Sul são resgatados por equipes de saúde

Ao todo, 7 unidades de saúde do município foram afetadas com a enxurrada. Equipes atuam na força-tarefa de atendimento à população local

Redação Folha Vitória

Foto: Max Wender/ Casa Militar ES

Dois pacientes renais crônicos que estavam ilhados no interior de Mimoso do Sul precisaram ser resgatados de helicóptero nos distritos de Conceição do Muqui e Santo Antônio do Muqui. O homem e a mulher moram nessas localidades que estão inacessíveis por causa da chuva forte que atingiu a região Sul do Espírito Sanro no último fim de semana.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O dois foram encaminhados para Cachoeiro de Itapemirim onde tiveram de ser imediatamente encaminhados à sessão de diálise. Eles estavam sem o tratamento desde a última quinta-feira (21), véspera da enxurrada.

Segundo a secretaria de estado da Saúde, equipes da pasta, com suporte da Superintendência Regional Sul de Saúde, atuam na força-tarefa de atendimento à população atingida.

7 Unidades Básicas de Saúde afetadas

Estratégias vem sendo montadas para viabilizar a reorganização da rede local de Atenção à Saúde dos municípios. O subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, realizou uma reunião com a equipe da força-tarefa na sala de situação montada na Unidade Básica de Saúde Dr. Lincon Galveas Martins, no centro de Mimoso do Sul. 

“Para essa reestruturação, organizaremos quatro pontos provisórios de atenção, para atendimentos ambulatoriais à população”, explicou Tadeu Marino.

Ao todo, sete Unidades Básicas de Saúde do município foram afetadas, e uma UBS ainda não teve sua situação totamente apurada.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) está comprometido e por isso, o funcionamento não tem como ser realizado. A Casa da Mulher também foi atingida. Somente o Hospital Apóstolo Pedro, que não foi afetado, segue funcionando.

Farmácia municipal 

A farmácia municipal de Mimoso do Sul continua em funcionamento. O estoque atual conta, basicamente, com medicamentos para hipertensos e diabéticos, além de vermífugos.

Ainda assim, até que seja restabelecido o fluxo normal de aquisição de itens, o serviço de dispensação de medicamentos é garantido graças a doações feitas pela Sesa e por outros municípios capixabas, como Viana, Serra, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Laranja da Terra, Cariacica e Marechal Floriano. As medicações doadas são destinadas, primeiramente, à GEAF, que define, então, a logística de entrega a Mimoso do Sul.

Kits emergenciais enviados pelo Ministério da Saúde

Na tarde desta segunda (25), chegaram no almoxarifado da Sesa cinco kits emergenciais enviados pelo Ministério da Saúde. Eles deverão atender os municípios da região sul atingidos pelas enxurradas.

Cada kit é composto por 32 tipos de medicamentos e de 16 tipos de insumos (luvas, seringas e ataduras, entre outros) suficientes para atender 1.500 pessoas durante um mês, de acordo com o órgão ministerial.

Ainda segundo a Sesa, a Gerência de Assistência Farmacêutica fracionará os kits e os enviará após levantamento das necessidades apresentadas em cada um dos municípios.

Orientações sanitárias

Locais que estão sendo utilizados como abrigos estão recebedndo a visita de referências da subsecretaria de Vigilância em Saúde. As equipes passam orientações sanitárias, avaliam as condições, além de esclarecimentos sobre doenças de transmissão hídrica.

LEIA TAMBÉM: Enchentes podem transmitir doenças; saiba quais e como se proteger


Pontos moeda