Esportes

100 dias para as Olimpíadas: quem são os atletas capixabas já garantidos em Paris-2024

A 100 dias da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, quatro capixabas estão confirmados no evento, mas tem mais gente com boas chances de classificação

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Acervo pessoal/Ricardo Bufolin/ CBG

A 100 dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o Folha Vitória mostra um levantamento com os atletas capixabas já garantidos na Olimpíada, que vai de 26 de julho a 11 de agosto.

A tocha olímpica foi acesa na Grécia na terça-feira (16) e está a caminho de Paris. Por enquanto, quatro atletas do Espírito Santo vão ter o mesmo destino, mas tem mais gente com boas chances de classificação.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Nos Jogos de Tóquio-2021, foram nove representantes do Estado: Alexandra Nascimento e Vinicius Teixeira (handebol), Déborah Medrado e Geovanna Santos (ginástica rítmica), Richarlison (futebol), Alison e Bruno Schmidt (vôlei de praia), Paulo André Camilo (atletismo) e Nacif Elias (judô, pelo Líbano).

Destes, o único a subir ao pódio foi o atacante Richarlison, campeão olímpico com a seleção brasileira de futebol.

Déborah Medrado é, por enquanto, a única remanescente confirmada em Paris. Entretanto, Paulo André tem boas chances de se juntar a ela. Confira abaixo a lista de quem já carimbou o passaporte olímpico e de quem está na briga pela classificação para os Jogos Olímpicos.

GARANTIDOS EM PARIS-2024:

Foto: Instagram/@deborahmedradobarbosa

Déborah Medrado

Idade: 21 anos
Modalidade: ginástica rítmica

Com apenas 21 anos, Déborah Medrado pode dizer que é uma “veterana”. A ginasta, natural de Serra, vai para a sua segunda Olimpíada, a segunda com a seleção brasileira de conjunto. Em Tóquio/2021, o Brasil ficou em 12º lugar e ficou fora das finais. O conjunto tinha, além de Déborah, a capixaba Geovanna Santos.

No ano passado, a equipe fez história com um inédito quarto lugar no Mundial de Valencia, na Espanha. Resultado que faz a seleção brasileira sonhar com um também inédito pódio em Paris-2024.

“Queremos muito essa final olímpica e conquistar uma medalha”, afirmou Déborah, logo após a campanha histórica em Valencia.
Foto: Instagram/@incesp20

Sofia Madeira

Idade: 19 anos
Modalidade: ginástica rítmica

Sofia Madeira vai para a sua primeira edição de Jogos Olímpicos. Junto com Déborah Medrado, é uma das representantes da tradição capixaba na modalidade, que já teve Tayanne Mantovanelli (Atenas-2004 e Pequim-2008), Natalia Gaudio, Emanuelle Lima e Francielly Machado (Rio-2016), além da própria Débora e de Geovanna Santos em Tóquio-2021.

A ginasta do Incesp, que na infância também gostava de futsal, se juntou à seleção de conjunto em 2021 e participou de todo o ciclo olímpico, incluindo a campanha história no Mundial de Valencia.

“O mundo agora enxerga o Brasil de outra forma porque estamos no topo do mundo na ginástica rítmica. Conseguimos elevar o patamar da ginástica rítmica pro topo e todos olham de uma forma diferente”, crava Sofia.
Foto: Acervo pessoal

Pedro Alves

Idade: 21 anos
Modalidade: taekwondo

Natural de Serra, Pedro Alves é o primeiro lutador capixaba de taekwondo a se apresentar numa Olimpíada. A classificação inédita foi alcançada com a medalha de bronze na etapa final da Copa do Mundo em Wuxi, na China, no fim de 2023.

O capixaba, revelado pelo mestre Charlles Barbosa, em Jacaraípe, mora e treina em São Caetano do Sul (SP) e vai a Paris-2024 com a seleção brasileira na categoria por equipes mista, na qual cada equipe tem dois lutadores homens e duas mulheres. Em Paris-2024, a categoria será disputada como exibição.

“Tô muito feliz com essa classificação. O pessoal que lutou ao meu lado fio incrível. Só tenho a agradecer às pessoas ao meu redor”, comemora Pedro.
Foto: Acervo pessoal

Patricia Scheppa

Idade: 36 anos
Modalidade: handebol de praia

Patricia Scheppa já ganhou tudo na carreira. Mais de uma vez, por sinal. Quatro vezes campeã mundial, duas vezes eleita a melhor jogadora do mundo e homenageada pela Federação Internacional de Handebol como uma das lendas da modalidade. Uma carreira incrível que, agora, vai ganhar um carimbo olímpico.

O beach handball, ou handebol de praia, será uma das modalidades de exibição em Paris-2024, com um formato no qual foram convocados os melhores do mundo para uma competição de All-Stars. E, é claro, não poderia faltar o nome da capixaba de Santa Teresa nessa lista.

“Tenho certeza que será um momento único e muito especial. A concretização de um sonho que tenho há muitos anos. Esse marco histórico vem para fortalecer ainda mais a modalidade e contribuir para que a modalidade faça parte do programa olímpico oficial, essa é nossa maior expectativa, luta e sonho”, conta Patricia.

QUEM ESTÁ MUITO PERTO:

Foto: Alexandre Loureiro/COB

André Stein

Idade: 29 anos
Modalidade: vôlei de praia

O vôlei de praia já rendeu três medalhas olímpicas para o Espírito Santo: a prata de Fábio Luiz em Pequim-08, formando dupla com Márcio Araújo; a prata de Alison em Londres-2012, em dupla com Emanuel; e o ouro de Alison e Bruno Schmidt no Rio-2016. A lista pode aumentar em 2024 e o nome da vez é André Stein.

Campeão do mundo em 2017 e campeão do Pan de Santiago em 2023, André Stein faz dupla com o paraibano George e eles são, hoje, a primeira dupla brasileira no ranking mundial, que vai definir a classificação olímpica. A confirmação da vaga para o gigante de 2,01m de altura é questão de tempo e deve sair nos próximos torneios do Circuito Mundial.

Foto: Instagram/@iampauloandre

Paulo André Camilo

Idade: 25 anos
Modalidade: atletismo

O ex-BBB Paulo André, o P.A., ainda não tem o índice olímpico nos 100m, que é de 10s00. Para isso, ele precisa fazer a melhor marca da sua carreira, que, até então, é de 10s02. O ídolo e representante do Clube de Atletismo do Espírito Santo (Caes) acredita que pode alcançar ainda a marca e tem eventos importantes para fazer isso nas próximas semanas.

No entanto, mesmo que não faça o índice individual, Paulo André é nome praticamente certo no revezamento 4x100m. A equipe brasileira vai ao Mundial de Revezamento, nos dias 4 e 5 de maio, nas Bahamas, competição que servirá de seletiva olímpica.

P.A. foi semifinalista olímpico nos 100m rasos nos Jogos de Tóquio-2021 e também integrou o revezamento 4x100m na mesma edição.

QUEM PODE CHEGAR LÁ:

Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

João Luiz Gomes Júnior

Idade: 38 anos
Modalidade: natação

João Luiz Gomes Júnior foi o dono do melhor resultado da natação brasileira na Olimpíada do Rio-2016, com o quinto lugar na final dos 100m peito. Não conseguiu a vaga para Tóquio-2021, mas pode ser uma das “surpresas” da seletiva olímpica da natação para Paris-2024, que vai acontecer de 6 a 11 de maio no Rio.

O capixaba continua como um dos principais nomes do nado peito do País, com comprovou subindo ao pódio no Pan de Santiago, mas precisa alcançar o índice olímpico nos 100m peito, que é de 59s49.

Foto: Divulgação

Yuri Falcão

Idade: 21 anos
Modalidade: boxe

“The Chosen”. É assim que Yuri Falcão gosta de ser chamado, por um apelido que ele mesmo criou. Integrante do “clã Falcão”, que já rendeu duas medalhas olímpicas ao País no boxe — prata com Esquiva e bronze com Yamaguchi, ambos em Londres-2012 —, o pugilista deixou escapar duas chances de garantir a classificação para Paris-2024.

A primeira delas foi no Pan de Santiago-2023. Apesar da medalha de bronze na categoria 63,5kg, Yuri caiu na semifinal e ficou sem a vaga, que era reservada aos finalistas. Em março deste ano, no Pré-Olímpico na Itália, ele novamente foi eliminado antes de garantir a classificação. Agora, Yuri Falcão terá uma última chance, em maio, no Pré-Olímpico Mundial, na Tailândia.

LEIA TAMBÉM: Germán Kennedy? Casal de Vitória batiza filho com nome de atacantes do Fluminense


Pontos moeda