Geek

Let It Be, filme dos Beatles de 1970, está chegando à Disney+

Let It Be estreará exclusivamente na Disney+ em 8 de maio de 2024.

Carolina Queiroz

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

A Disney+ divulgou que irá transmitir Let It Be, filme de 1970 realizado por Michael Lindsay-Hogg sobre os Beatles, a partir do dia 8 de maio. Essa provavelmente será a versão de maior qualidade já lançada, considerando que as cópias piratas que circularam nos últimos 40 anos eram, em sua maioria, provenientes de uma fita VHS oficial com resolução limitada, som mono e uma apresentação em "tela cheia", que não proporcionava a experiência ideal para um filme de tamanha importância para a cultura pop.

Originalmente lançado em maio de 1970, no meio da turbulência da separação dos Beatles, Let It Be tem sido alvo de polêmica entre os fãs e até mesmo entre os membros da banda, com relatos de que Paul McCartney e Ringo Starr impediram o lançamento do filme em DVD há cerca de 15 anos. As imagens capturadas por Lindsay-Hogg serviram como base para o documentário de Peter Jackson, The Beatles: Get Back, lançado em 2021 no Disney+ e recentemente disponibilizado em Blu-ray.

Let It Be teve uma versão lançada em 1981 no formato de disco de vídeo CED (disco eletrônico de capacitância) pela RCA, além da sua distribuição em fita VHS.

De acordo com Michael Lindsay-Hogg em um comunicado, "Let It Be estava originalmente pronto para ser lançado em outubro/novembro de 1969, mas acabou sendo lançado em abril de 1970". Ele explicou que, um mês antes do lançamento, os Beatles oficialmente se separaram, o que promoveu uma sensação de tristeza entre as pessoas ao assistirem o filme, pensando que nunca mais veriam a banda reunida. Essa percepção acabou obscurecendo a apreciação do filme. 

Foto: Reprodução/Apple films ltd

Lindsay-Hogg expressou sua admiração pelo trabalho de Peter Jackson em Get Back, que foi capaz de utilizar todo o material filmado por ele há 50 anos, destacando o talento do diretor em revitalizar as imagens antigas.

Embora Get Back inclua muitas horas de filmagens de Michael Lindsay-Hogg que não foram utilizadas em Let It Be, o filme original também apresenta cenas não encontradas na obra de Jackson. Entre essas estão os momentos em que os Beatles, acompanhados de Billy Preston, se reuniram em janeiro de 1969 para compor e gravar Let It Be, além de realizarem uma última apresentação ao vivo como grupo no telhado da Apple Corps, em Londres.

Após receber a aprovação de Lindsay Hogg, a Disney informou que a Park Road Post Production de Peter Jackson foi solicitada pela Apple Corps a realizar uma meticulosa restauração do filme a partir do negativo original de 16 mm. A remasterização do som foi realizada utilizando a mesma tecnologia de mixagem MAL usada em Get Back.

Peter Jackson, emocionado com a notícia, afirmou que sempre acreditou que Let It Be era uma parte importante da história de Get Back, e que teve a sorte de ter acesso às cenas filmadas por Michael durante a produção de Get Back. Ele enfatizou que Let It Be é o documentário que os Beatles lançaram em 1970 e é necessário para completar a narrativa contada em Get Back, que mostra Michael e a banda produzindo um revolucionário novo documentário em três partes.

O filme Let It Be, sob direção de Michael Lindsay-Hogg, conta com a presença dos Beatles, compostos por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, além da participação especial de Billy Preston. O longa foi produzido por Neil Aspinall, sob a supervisão executiva dos próprios Beatles. A fotografia do filme foi captada por Anthony B Richmond.

>> Quer receber notícias do mundo geek 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Pontos moeda