Copa 2022

Copa do Mundo: Brasil não vence uma seleção europeia nas quartas de final há 20 anos

Seleção brasileira caiu para a Croácia e amarga mais uma Copa do Mundo com derrotas para seleções europeias nas quartas de final


Foto: Instagram | @hns_cff

A seleção brasileira disse adeus ao Catar nesta sexta-feira (9), assinalando mais uma das muitas zebras do mundial. Ainda que uma seleção forte, a Croácia não era nem de longe a favorita a vencer a partida contra a equipe de Tite, mas se sagrou vitoriosa em disputa de pênaltis. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A derrota do Brasil marca a quinta eliminação para seleções europeias em mata-mata de Copas do Mundo, a última vitória em uma fase decisiva foi na conquista do penta contra a Alemanha em 2002. Relembre a trajetória: 

Tinha uma França no meio do caminho - Copa da Alemanha, 2006 

Em 2006, a eterna caçadora de tupiniquins, a França, mais uma vez fez os brasileiros chorarem com uma eliminação precoce. Em um lance eternizado pelo lateral-esquerdo Roberto Carlos arrumando o meião, Thierry Henry, marcou o único gol da partida e despachou a seleção brasileira. 

O resultado foi ainda mais chocante levando em consideração a qualidade da seleção canarinho na competição, que contava com, além de Roberto Carlos, nomes como: Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Adriano Imperador. 

A vingança da Holanda - Copa da África do Sul, 2010 

A partida entre Brasil e Holanda na Copa de 1998 é uma das mais lembradas na história da competição, e terminou com um gosto amargo para a Laranja Mecânica após uma eletrizante disputa de pênaltis. 

A vingança veio em 2010 em uma virada histórica por 2x1 em cima da criticada seleção de Dunga. Robinho fez o gol do Brasil e Felipe Melo ajudou os holandeses com o empate: um gol contra. No final, Wesley Sneijder aproveitou uma falha de Júlio César e sacramentou a vitória dos europeus. 

Precisamos falar mesmo sobre isso? - Copa do Brasil, 2014

Aqui seria fácil nos atermos às reticências, mas é preciso relembrar o maior vexame da seleção brasileira na história das Copas. O passeio alemão sobre o Brasil na Copa de 2014, bem na nossa casa, lá no Mineirão. 

 Muller, Klose, Kroos, Khedira (sim, inacreditavelmente) e Schurrle foram os algozes da seleção naquela dia. A Alemanha ainda jogou sal na ferida ao se sagrar campeã da competição, em cima da Argentina, que jogou muito melhor que o Brasil. 

Uma surpresa belga - Copa da Rússia, 2018

Em 2018, já sob o comando de Tite, a seleção amargou sua quarta derrota seguida em mundiais. Quem despachou a equipe? A Bélgica, que vinha de um crescendo no cenário mundial, mas mesmo assim, não deixou de ser uma zebra. 

A forte e jovem geração belga derrotou o Brasil por 2x1 e foi ali que começaram as críticas ao treinador, que se tornou um nome um tanto quanto duvidoso para comandar a seleção na próxima competição. Ele continuou, mas o sucesso não veio. 

Leia Também: Brasil perde para a Croácia nos pênaltis e dá adeus para a Copa do Mundo

O tabu chegou perto de ser quebrado na tarde desta sexta-feira, abrindo o placar na prorrogação, acabou sofrendo o empate já no finalzinho. Nas penalidades, o Brasil esbarrou na muralha Likakovic e Rodrygo e Marquinhos perderam as cobranças, garantindo a passagem de volta para casa. 

*Com informações do Portal R7

Pontos moeda