Economia

BCE mantém taxa de refinanciamento em 0,05% e a de depósitos em -0,30%

Redação Folha Vitória

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje manter inalteradas suas principais taxas de juros, após reunião de política monetária, embora a fraqueza dos preços do petróleo e preocupações com o impacto da desaceleração da China na economia global ameacem seus esforços de conduzir a inflação da zona do euro para a meta oficial.

O BCE manteve a taxa de refinanciamento, que cobra sobre empréstimos regulares concedidos ao setor bancário, na mínima histórica de 0,05%. A taxa de depósitos também permaneceu no nível atual, de -0,30%, o que significa que os bancos comerciais continuarão pagando para manter recursos excedentes na autoridade monetária europeia.

Depois de o BCE ampliar o relaxamento de sua política monetária na reunião anterior, em 3 de dezembro, a maioria dos analistas não esperava medidas adicionais no encontro de hoje.

A atenção dos investidores e analistas irá se voltar agora para a coletiva de imprensa com o presidente do BCE, Mario Draghi, que fará comentários sobre a reunião desta quinta-feira. A coletiva tem início às 11h30 (de Brasília).

Em dezembro, a zona do euro registrou inflação anual de apenas 0,2%, muito abaixo da meta do BCE, que é de taxa ligeiramente inferior a 2,0%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda