Economia

Para onde vão os carros usados que as lojas recebem como entrada na compra de novos?

Clicarros, plataforma capixaba, quer agilizar o repasse de veículos usados entre as concessionárias e as revendas

Foto: Reprodução

Na hora de realizar o sonho de comprar um carro zero, muitos consumidores utilizam seus veículos usados como forma de pagamento, dando o carro antigo como entrada na compra de um novo. No entanto, diversas concessionárias trabalham em suas lojas apenas com veículos novos ou com pouco tempo de uso. Sendo assim, o que acontece com os carros usados que elas aceitam na compra de veículos novos?

No Espírito Santo, onde 80% dos compradores de carros novos optam por utilizar o carro antigo como parte do pagamento, estes veículos são repassados para revendedoras de carros semi-novos. As empresas de carros novos, geralmente, possuem um funcionário com uma lista de revendedores parceiros, que liga um por um, oferecendo estes veículos usados que os clientes utilizam como entrada.

Como este processo pode demorar alguns dias, os carros ficam parados nos estoques das empresas, até conseguir encontrar um comprador. Para facilitar o contato entre concessionárias e revendedoras, a Clicarros, plataforma online e gratuita, está disponibilizando um produto que permite não apenas ver os carros que estão à venda, mas também comprá-los de forma direta ou fazendo ofertas. Neste caso, o revendedor que fizer a melhor proposta fica com o veículo.

O Clicarros Repasse, que inicia as atividades a partir do dia 25 de janeiro, já entra no mercado com 258 revendas multimarcas em todo o Espírito Santo. “Esta é a primeira plataforma com este serviço focada aqui no Estado. Já existem empresas no mercado nacional que fazem isso, mas acabam englobando veículos de todo o Brasil. Além do diferencial de ser capixaba, o Clicarros Repasse também possui taxas mais baratas. Enquanto essas plataformas cobram até R$ 300,00 a cada carro vendido, no nosso sistema, esse valor é de apenas R$ 99,00, explica o diretor executivo do Clicarros, Alberto Panetto.

O modelo, inspirado em sistemas que funcionam em outras regiões do país, pode gerar vendas de veículos com preços até 40% menores do que os definidos pela Tabela Fipe, que estima valores padronizados para cada modelo de carro.

Mercado de veículos aquecido para 2019

Prevendo um cenário econômico mais favorável e percebendo um aumento nas vendas, lojistas já cadastrados na nova plataforma estão com as expectativas elevadas para utilizar o sistema. É o que afirma o gerente da Trilha Vitória, Luiz Borel. “A gente parte do pressuposto que parte dos nossos clientes já possuem um carro e querem um carro melhor. Com o Clicarros Repasse, acho que além do tempo, que será otimizado, as concessionárias também podem conseguir preços melhores nestes veículos, com a possibilidade de fazer um leilão para os seminovos”, diz.

Para os revendedores, a nova plataforma também é vista com bons olhos, já que eles poderão buscar por veículos sob demanda para os seus clientes. “Acontece algumas vezes de alguém chegar na loja procurando por um determinado veículo, que naquele momento não temos em estoque. Com a plataforma, a gente consegue fazer uma busca por este carro que não temos e conseguir atender os clientes. Além disso, com uma oferta maior, aumenta também nosso poder de barganha. Outras plataformas fazem isso, mas tem uma adesão baixa aqui no Estado. Com uma ferramenta só para o Estado, fica mais fácil a gente ir até o carro e trazer ele para a loja”, conta o diretor da Rede 10 Seminovos, André Orletti.

Pontos moeda