Economia

Três voos são cancelados no Aeroporto de Vitória

As companhias aéreas vivem um aumento no número de casos de covid-19 e gripe na tripulação, o que tem provocado uma série de cancelamentos de voos

Foto: Tony Winston / Ministério da Saúde

O aumento no número de casos de covid-19 e a epidemia de gripe no país tem provocado uma onda de cancelamentos de voos. Isso porque, algumas companhia aéreas estão com desfalques nas equipes de tripulantes. Em dois dias, pelo menos três voos que sairiam de Vitória foram cancelados.

De acordo com a Zurich Airport Brasil, que administra o Aeroporto de Vitória, os voos cancelados são da Azul e tinham como destino o Aeroporto de Viracopos, em São Paulo. Um deles estava programado para decolar na noite deste domingo (09) e os outros dois para a manhã desta segunda-feira (10).

A companhia informou que, por razões operacionais, alguns voos de janeiro estão sendo reprogramados. A Azul destacou que registrou um aumento no número de dispensas médicas no quadro de tripulantes. A maioria dos funcionários, segundo a empresa, apresentam quadro com sintomas leves. 

A companhia ressaltou que mais de 90% das operações estão funcionando normalmente e que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações. Os passageiros, de acordo com a empresa, são reacomodados em outros voos da própria companhia e recebem a assistência necessária.

Mais de 150 voos já foram cancelados no Brasil

Mais de 150 voos foram cancelados após aumento de casos de covid-19 e influenza entre pilotos e tripulantes. Voos da Azul e da Latam foram os mais afetados.

Neste domingo (09), a Latam informou o cancelamento de 47 voos. Na última semana, mais de 100 voos da Azul também foram cancelados. 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou, neste domingo, que está monitorando os casos das doenças respiratórias entre no setor aéreo. O órgão disse ainda que acompanha as medidas adotadas pelas companhias aéreas para reduzir os impactos dos cancelamentos das viagens e a assistência prestada aos passageiros.

Procon-SP notifica companhias aéreas sobre cancelamentos de voos

O Procon de São Paulo notificou, nesta segunda-feira (10), as companhias aéreas Azul e Latam. O órgão pede explicações sobre os cancelamentos de voos ocorridos nos últimos dias devido ao aumento de casos de covid-19 e influenza nas tripulações. Embora a Gol não tenha reportado cancelamentos por este motivo, a aérea também foi notificada pelo órgão.

O órgão que fiscaliza o direito do consumidor pediu para que as companhias expliquem como e com qual antecedência os passageiros estão sendo informados, se estão recebendo assistência material e quantos optaram pelo reembolso ou pela realocação em outro voo. No caso de reembolso, o Procon-SP também quer saber em que prazo será feito pelas empresas.

A Azul informou, por meio de nota, que recebeu a notificação do Procon-SP e que responderá ao órgão dentro do prazo estipulado. A Latam Brasil, por sua vez, disse que foi notificada e que prestará os esclarecimentos necessários ao órgão. Já a Gol disse que não vai comentar.

*Com informações do Estadão Conteúdo. 

Pontos moeda