Economia

Vitória está entre as 12 capitais brasileiras aptas a receber a internet 5G

Além da capital capixabas outras cidades como: Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Aracaju e Boa Vista, já atualizaram suas legislações locais

Foto: Divulgação

A capital do Espírito Santo, Vitória, está entre outras 12 capitais brasileiras totalmente aptas a lançar a internet 5G para a população.  A informação foi divulgada pelo Ministério da Comunicação e as avaliações foram feitas sob a perspectiva tecnológica quanto jurídica. 

Além da capital capixabas outras cidades como: Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Aracaju e Boa Vista,  já atualizaram suas legislações locais para ofertar a quinta geração da internet móvel. 

Segundo o ministério, as  demais capitais ou estão parcialmente adaptadas, ou preparam a atualização da legislação municipal. A atualização para essa nova tecnologia vai oferecer serviço mais rápido e com mais qualidade aos usuários.

Para que  a nova tecnologia esteja ativa no país, um número de antenas até 10 vezes maior do que as que temos atualmente será necessário, devido ao aumento exponencial do volume de dados que será transmitido.

Todas as capitais brasileiras deverão estar preparadas para lançar a internet 5G para a população até 31 de julho deste ano, conforme previsto no edital da Anatel.

Dentro desse prazo, de acordo com o cronograma definido no leilão das faixas de radiofrequência, as sedes estaduais precisam oferecer, no mínimo, uma antena para cada 100 mil habitantes.

Ministro das Comunicações fala sobre a chegada do 5G em Vitória

Em dezembro do ano passado, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, esteve em Vitória e participou do  6º Encontro Folha Business. Na ocasião, ele fez uma projeção das novidades tecnológicas previstas para o setor em 2022. A principal delas era, justamente, a chegada da tecnologia 5G. 

Faria deu detalhes sobre como a nova tecnologia vai permitir, desde uma maior conectividade, por meio da Internet das Coisas (IoT), até cirurgias robóticas de forma remota. 

"Iremos conectar as BRs nacionais, conectar as escolas com 5G de latência baixa. Todos os municípios terão 5G e as localidades mais remotas terão, no mínimo, o 4G. Hoje, a internet de torres altas tem muitas sombras, por causa de montanhas. O 5G é todo de fibra ótica e isso não vai interferir".

Segundo o ministro, a previsão é que a nova tecnologia chegue primeiro nas capitais de cada Estado. No Espírito Santo, três operadoras venceram a licitação para operar o 5G: Vivo, Tim e a Calltoyou.




Pontos moeda