Economia

Cade apura prática de cartel em empresas de autopeças

Redação Folha Vitória

Brasília - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou três processos administrativos contra empresas que atuam no setor de autopeças por suposta prática de cartel. As decisões estão publicadas no Diário Oficial da União, mas não detalham o teor das denúncias.

O primeiro processo vai apurar cartel na venda de limpadores de para-brisas (braços e palhetas) pelas empresas Eletromecânica Dyna e Valeo, entre outras. A segunda ação vai investigar a existência de cartel no mercado de sistemas térmicos automotivos supostamente praticado por pessoas físicas e várias empresas, entre elas Behr Brasil, Denso do Brasil, Modine do Brasil Sistemas Térmicos, Radiadores Visconde e Valeo.

A terceira investigação envolve também a empresa Valeo, além de Fras-Le, Termolite Indústria e Comércio e Raybestos. De acesso restrito, a documentação disponível no Cade sobre esse terceiro caso não revela detalhes da denúncia.

Os acusados têm 30 dias para apresentar defesa. Ao final da investigação, a Superintendência-Geral do Cade opinará por condenação ou arquivamento e remeterá o caso para julgamento pelo Tribunal Administrativo do órgão antitruste, responsável pela decisão final.

Pontos moeda