Economia

BC da Turquia anuncia primeiro corte de juros desde fevereiro de 2015

Redação Folha Vitória

Ancara - O Banco Central da Turquia anunciou hoje seu primeiro corte de juros desde fevereiro de 2015, citando menor volatilidade financeira global e sugerindo estar disposto a adotar uma política monetária mais acomodatícia, apesar da persistência dos riscos de inflação alta.

O BC turco decidiu reduzir a taxa para concessão de empréstimos overnight, de 10,75% para 10,5%, mas manteve inalteradas a taxa básica - a de recompra de uma semana -, em 7,5%, e a taxa para tomada de empréstimos overnight, em 7,25%.

O corte torna mais estreito o chamado corredor de juros do BC turco, com a redução no teto do intervalo, sinalizando um viés de relaxamento na postura da autoridade monetária.

Apenas seis de 15 economistas consultados pela Dow Jones previam que haveria corte na taxa de concessão de empréstimos overnight, para 10,25% ou 10,50%.

"Recentemente, a volatilidade global diminuiu até certo ponto", afirmou o BC turco em comunicado. "A necessidade de um amplo corredor de juros se reduziu."

O atual mandato do presidente do BC da Turquia, Erdem Basci, termina em 19 de abril, mas ainda não foi definido se ele permanecerá no cargo ou será substituído.

Em reação à decisão de juros, a lira turca atingiu brevemente o menor nível em uma semana em relação ao dólar. Às 9h54 (de Brasília), o dólar avançava a 2,8812 liras, após chegar a ser negociado a 2,8916 liras. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda