• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

BC alemão defende política comercial e prevê menor superávit em conta corrente

Economia

BC alemão defende política comercial e prevê menor superávit em conta corrente

Frankfurt - O Banco Central da Alemanha (Bundesbank) disse hoje que o vasto superávit em conta corrente do país deverá encolher significativamente e não pode ser limitado por meio de instrumentos políticos, numa rejeição de críticas recentes dos EUA à política comercial alemã.

O argumento do Bundesbank veio dois dias depois de autoridades financeiras do grupo das 20 maiores economias do mundo (G-20) encerrarem uma reunião na cidade alemã de Baden-Baden sem declarar explicitamente seus compromissos com o comércio livre e aberto, após pressões do secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin.

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem feitos graves críticas às práticas comerciais de países como Alemanha e China. Os persistentes superávits comerciais da Alemanha também têm sido alvos de ataque pela Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia.

Em relatório, o Bundesbank previu que o superávit alemão em conta corrente deverá cair de forma "marcante" neste ano, após atingir 8,25% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado.

Segundo o Bundesbank, os superávits dos últimos anos são "resultado de inúmeras decisões econômicas, principalmente no setor privado, tanto no âmbito doméstico e no exterior". Fonte: Dow Jones Newswires.