Economia

Marcas Ícones 2022: empresas mais lembradas pelos capixabas são reconhecidas

Lançamento do prêmio aconteceu nesta segunda-feira (21), em Vitória. Ao todo, 76 marcas foram reconhecidas

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: THAMIRIS GUIDONI
Geraldo VimercatI, diretor-executivo da Rede Vitória 

O lançamento do prêmio da Rede Vitória que reconhece o mercado publicitário capixaba aconteceu nesta segunda-feira (21), em Vitória. O tema da 11ª edição do Marcas Ícones 2022 foi “marcas memoráveis que transformam o agora”. 

Marcas Ícones é um estudo de lembrança de marca. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 24 de fevereiro de 2022, com 600 moradores da Grande Vitória. Participaram homens e mulheres, com mais de 16 anos, das classes sociais A, B e C.

"A importância do Marcas Ícones é essa pesquisa que a TV Vitória faz com a Kantar Ibope, que é um instituto reconhecido no mundo todo. Neste ano, a pesquisa foi feita online. São 76 categorias que reconhecemos na Grande Vitória", disse Geraldo Vimercati, diretor-executivo da Rede Vitória.

Foto: Thamiris Guidoni

O Marcas Ícones é uma referência para o mercado publicitário capixaba e, a cada ano, reúne mais empresas.

"Nesse período de pandemia, as pessoas ficaram mais reclusas em casa e as marcas que souberam trabalhar bem a sua comunicação saíram ainda mais fortalecidas. Então, fizemos essa pesquisa e estamos publicando hoje (segunda-feira) para o mercado publicitário e para a área de comunicação das grandes empresas, e agora, faremos com que o mercado as reconheça", acrescentou Vimercati.

Na edição 2022, o prêmio conta com 76 categorias, englobando as mais diversas áreas empresariais. Ganham as marcas mais lembradas pelos capixabas. 

As campeãs foram conhecidas após uma minuciosa pesquisa pelo Instituto Kantar Insights. De acordo com Daniel Sonvezzo, gerente de contas da Kantar, ao todo, 600 moradores da Grande Vitória responderam ao questionário.

Foto: Folha Vitória
Daniel Sonvezzo, gerente de contas da Kantar Insights.

"A pesquisa foi feita de forma online por conta da pandemia. Nós temos um painel que pertence a Kantar e, dentro desse painel, temos vantagens que respondem a essas pesquisas, e através dele, conseguimos representar a região da Grande Vitória mandando um link para essas pessoas."

Para Sonvezzo, o fato de a empresa estar presente em 100 países é um fator crucial quando se fala em credibilidade ao chegar no resultado da pesquisa. 

"A Kantar é uma das principais consultorias do Brasil, do mundo, e está presente em mais de 100 países. Essa bagagem traz muita credibilidade ao resultado", explicou 

E, na categoria “Marcas Top”, a Arroz Sepé ficou em 1º lugar.

"O segredo não é um específico. É algo que a Sepé vem fazendo há muito tempo. A Sepé entrega sempre o melhor produto para o consumidor e isso faz com que ele confie nessa marca que está presente no mercado há mais de 30 anos", disse Márcio Ferreira, representante do Arroz Sepé no Espírito Santo. 

Foto: Folha Vitória
Márcio Ferreira, representante do Arroz Sepé no Espírito Santo

Para Ferreira, a marca capixaba ser reconhecida em um prêmio como o Marcas Ícones faz toda diferença. 

"O prêmio é muito importante. Quando você atinge o topo é difícil continuar. Então o grande desafio é sempre estar buscando melhorias para que a gente continue sendo agraciados com essa premiação".

A Sal Globo também foi a mais lembrada na categoria alimentos e bebidas.

"A Sal Globo é uma marca capixaba que dá muito valor ao Espírito Santo e está sempre inovando e buscando novidades para o cliente. A gente agradece muito a TV Vitória pela pesquisa e sempre faremos o nosso melhor", disse Gilvana Cola, da Agência Mais Marketing. 

Foto: Folha Vitória
Gilvana Cola, da Agência Mais Marketing

Desde sua primeira edição, em 2012, o Marcas Ícones cumpre o papel de oferecer ao mercado uma valiosa ferramenta de aferição do trabalho de comunicação e marketing, realizado tanto pelas empresas quanto pelos profissionais que cuidam de suas imagens e reputações.

O estudo top of mind investiga, junto a uma amostra representativa da população da Grande Vitória, qual marca lhe vem à cabeça quando o assunto é cada categoria. 

O resultado é um quadro revelador, não só da lembrança, mas também da percepção e preferência de um consumidor cada vez mais exigente, responsável e ligado a valores que as marcas, se já não tinham, tiveram de passar a adotar.

Veja fotos do lançamento do Marcas Ícones 2022:

Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Everton Nunes
Pontos moeda