• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

BC da Rússia corta taxa básica de juros em 1,50 ponto porcentual, para 12,5%

Economia

BC da Rússia corta taxa básica de juros em 1,50 ponto porcentual, para 12,5%

Moscou - O Banco Central da Rússia cortou a taxa básica de juros em 1,50 ponto porcentual, para 12,5%. Esse foi o terceiro corte neste ano e a instituição afirmou estar pronta para afrouxar ainda mais a política monetária à medida que a inflação perder força no país.

A decisão e o comunicado emitido pelo Banco da Rússia sinalizam confiança na estabilização da economia local, apenas cinco meses depois de uma crise cambial provocada pelas sanções impostas por países do Ocidente e pelo declínio nos preços do petróleo. O corte era esperado pela maioria dos analistas, já que autoridades russas vinham afirmando que o pior da turbulência econômica já havia passado.

O corte dos juros deverá frear a recuperação do rublo, que ameaçava erodir os recentes ganhos de competitividade das companhias russas. Após o anúncio do banco central, o rublo - que acumula alta de cerca de 55% sobre o dólar desde as mínimas atingidas em dezembro - ganhou força, com o dólar recuando levemente para 51,23 rublos, de 51,75 rublos antes da decisão.

A próxima reunião de política monetária do Banco da Rússia está marcada para 15 de junho. Fonte: Dow Jones Newswires.