CORONAVÍRUS

Economia

Mesmo em meio à pandemia, Samarco mantém planos de retomar suas atividades em 2020

A empresa está sem operar desde novembro de 2015, quando ocorreu o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana

Foto: Reprodução TV Vitória

Apesar da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, que tem causado sérios impactos na economia mundial, a Samarco informou que mantém os planos de retomar suas atividades até o final deste ano. A empresa está sem operar desde novembro de 2015, quando ocorreu o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), considerado o maior desastre ambiental da história do Brasil.

A Samarco, que no Espírito Santo possui um complexo em Ubu, Anchieta, litoral sul do estado, informou que já possui todas as licenças ambientais necessárias para reiniciar suas atividades. Segundo a empresa, a retomada das operações ocorrerá após a implantação do sistema de filtragem, que está em andamento, e a conclusão das atividades de prontidão operacional.

Sobre as medidas adotadas pela empresa para combater a pandemia do coronavírus, a Samarco informou que elas estão sendo seguidas desde o dia 13 de março e que a mineradora está cumprindo todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde.

A Samarco disse ainda que implantou o regime de home office para os empregados e contratados das atividades administrativas, empregados acima de 60 anos e grávidas. Já os profissionais que fazem parte do grupo de risco, mas suas atividades não possibilitam a adoção do home office, foram liberados temporariamente. Para manter atividades prioritárias e obrigações legais, os empregados que demandam presença nas unidades trabalham de forma escalonada, em sistema de revezamento.

De acordo com a empresa, outras medidas também foram tomadas, como distribuição de kits com máscaras e refis filtrantes internos para empregados e contratados, desinfecção de ambientes comuns, redução do número de empregados por veículos, entre outras.

Confira a nota da Samarco na íntegra:

"Desde o dia 13 de março, a Samarco adotou uma série de medidas preventivas frente à pandemia do novo coronavírus e está cumprindo todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde. O objetivo é preservar a segurança dos empregados diretos e indiretos e evitar a disseminação da Covid-19 nas comunidades onde atua.
A empresa implantou o regime de home office para os empregados e contratados das atividades administrativas, empregados acima de 60 anos e grávidas. Os profissionais que fazem parte do grupo de risco, mas suas atividades não possibilitam a adoção do home office, foram liberados temporariamente. Para manter atividades prioritárias e obrigações legais, os empregados que demandam presença nas unidades trabalham de forma escalonada, em sistema de revezamento.
Outras medidas também foram tomadas, como distribuição de kits com máscaras e refis filtrantes internos para empregados e contratados, cujo uso é obrigatório, realização de campanhas informativas, desinfecção de ambientes comuns, higienização de ônibus e redução do número de empregados por veículos, ampliação do horário de funcionamento dos restaurantes nos Complexos de Germano e Ubu e maior espaçamento das pessoas nos ambientes.
A Samarco possui todas as licenças ambientais necessárias para reiniciar suas atividades. A retomada operacional está prevista para até o final do ano e ocorrerá após a implantação do sistema de filtragem, em andamento, e conclusão das atividades de prontidão operacional.
Esperamos que as medidas adotadas frente ao coronavírus sejam provisórias. A Samarco permanecerá atenta ao cenário para adotar novas medidas, caso necessário."

Pontos moeda