Economia

ES recebe 1,3 mil moradias para agricultores, quilombolas e indígenas

Vila Velha e Guaçuí lideram entre os municípios com maior número de unidades selecionadas

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação: MIDR

O Espírito Santo recebeu 1.306 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, destinadas às modalidades Rural e Entidades. O projeto assegura moradia para comunidades urbanas organizadas, agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais em áreas rurais.

A seleção foi divulgada pelo governo federal na última quarta-feira (10). No âmbito Rural, foram 1.128 moradias selecionadas em 41 municípios. Essa modalidade subsidia a produção ou a melhoria de unidades habitacionais para agricultores familiares, trabalhadores rurais e famílias residentes em área rural.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Já na modalidade Entidades, 178 moradias foram selecionadas em 3 municípios capixabas. Essa linha de atendimento concede financiamento subsidiado a pessoas físicas para produção de residências em áreas urbanas.

É necessário ressaltar, porém, que as entidades devem estar organizadas por meio de instituições privadas sem fins lucrativos.

Municípios mais abrangentes 

Considerando as duas modalidades, Guaçuí e Vila Velha lideram entre os municípios com o maior número de unidades selecionadas no Espírito Santo, com 100 moradias em cada cidade. 

LEIA TAMBÉM: Greve na Ufes: mais de 400 alunos de escola da prefeitura ficam sem aula nesta segunda

Nova Venécia (97), Iúna (78) e São Gabriel da Palha (69) completam a lista dos cinco municípios com mais residências previstas.

Nível nacional

Em todo o Brasil, foram mais de 112,5 mil moradias selecionadas pelo Minha Casa, Minha Vida nas modalidades Rural e Entidades. Elas vão beneficiar mais de 440 mil pessoas. O investimento total anunciado é de R$ 11,6 bilhões.

Na divisão por região, o Nordeste concentra o maior número de unidades habitacionais nas duas modalidades, com 64.488 distribuídas entre os nove estados. O Norte do país foi contemplado com 16.274 moradias. 

Já na região Sudeste aparece com 14.140 unidades, seguida pelo Sul, com 9.397, e pelo Centro-Oeste, com 9.054 moradias.

Entre os estados, na modalidade Entidades, São Paulo lidera com o maior número de unidades habitacionais, com 5.564. Bahia e Rio Grande do Sul aparecem na sequência, com 4.221 e 2.783 moradias, respectivamente. 

Na linha Rural, porém, o Maranhão lidera com 13.715, seguido pela Bahia, com 10.729 e pelo Pará, com 7.235.

LEIA TAMBÉM: Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa nesta segunda


Pontos moeda